Instalação de um aterro sanitário em Viamão, RS: impactos socioambientais
Maria Eduarda Franco de Souza da Silva, Isabelly Amaral da Silva, Raí da Silva Rocha
Última alteração: 01-10-2024
Resumo
O aumento da urbanização na região metropolitana de Porto Alegre trouxe como resultado o acréscimo significativo na geração de resíduos sólidos. Diante disso, em 2018, surgiu a possibilidade da instalação de um aterro sanitário na Fazenda Montes Verdes, situada na Rodovia Acrísio Prates, Passo da Areia – Viamão, RS. O local pretendido é de extrema importância ambiental e social, pois a fazenda abriga oito nascentes de água, nas suas proximidades existem comunidades indígenas e quilombolas, áreas de conservação e preservação ambiental e também sistemas de aquíferos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é verificar os níveis de informações que a comunidade possui sobre os impactos socioambientais ocasionados pela instalação de um aterro sanitário na comunidade do Passo da Areia – Viamão, RS. Para a realização do trabalho foi disponibilizado, através de um link de acesso, um questionário aos moradores que residem a um raio de três quilômetros próximos ao local da instalação do aterro sanitário. As respostas foram analisadas de forma quantitativa. A partir dos resultados, podemos verificar que a comunidade possui informações e conhecimento sobre a instalação de um aterro sanitário e seus impactos socioambientais, especialmente no que diz respeito à saúde dos moradores que residem nas proximidades do aterro. Esse resultado pode ser atribuído ao fato de que, desde 2019, os moradores da região se mobilizaram e formaram um grupo chamado “Movimento Não ao Aterro - Não ao Lixão em Viamão”. É fundamental também ressaltar a preocupação em relação à água que abastece a região, considerando que 94% dos moradores utilizam água de poço para suas atividades diárias. Com a implantação desse aterro, haverá a contaminação dos lençóis freáticos tornando inviável o uso da água potável também em outras localidades. Com este trabalho concluímos que a implantação do aterro na Fazenda Montes Verdes impactará negativamente o entorno abrangendo também outras regiões do RS, comprometerá a biodiversidade da região e o modo de vida dos moradores.
Palavras-chave
Aterro Sanitário; Impactos Socioambientais, Comunidade Indígena
Referências
COSTA, Jean. Empresa é autorizada a depositar resíduos em fazenda de Viamão; proposta para instalação de aterro segue sob análise. GZH, 14 nov. 2023. Disnponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2023/11/empresa-e-autorizada-adepositar-residuos-em-fazenda-de-viamao-proposta-para-instalacao-de-aterrosegue-sob-analise-cloymj9o4005b014en1hqcsa7.html >. Acesso em: 03 ago. 2024.
MOVIMENTO contrário à instalação de aterro sanitário em Viamão apresenta possíveis impactos ambientais do empreendimento. Câmara Municipal de Viamão, 2021. Disponível em: https://camaraviamao.rs.gov.br/movimento- contrario-ainstalacao-de-aterro-sanitario-em-viamao-apresenta-possiveis- impactos-ambientaisdo-empreendimento>. Acesso em: 05 ago. 2024.
PREFEITURA DE VIAMÃO. Hidrografia de viamão, Disponível em https://https://www.viamão.rs.gov.br/arquivos/18_viamAo_hidrografia_v4.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2024
Rosa, M.L.C.C. & Collischonn, L. 2024. A Geologia de Viamão (RS) e a fascinante história da planície costeira. Episódio 1. Audiovisual. Disponível em: https://youtu.be/C73s-eMZE34?si=hWeduOLCpxuEVo4i
Rosa, M.L.C.C. & Collischonn, L. 2024. A Geologia de Viamão (RS) e a fascinante história da planície costeira. Episódio 2. Audiovisual. Disponível em: https://youtu.be/7tLa7UKYoa4?si=vced7njrl_eniGaI
SCHWARZER, G. e ROSA, M.L.C.C.; COLLISCHONN L. Geoprocessamento aplicado ao mapeamento geotécnico em escala local: o aterro em Viamão, RS. XXXIII – SIC. Salão de Iniciação Científica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2021.
VELLEDA, Luciano. Especialistas apontam que aterro sanitário em Viamão pode contaminar aquífero do RS. Sul 21, 12 nov. 2023. Disponível em: https://sul21.com.br/noticias/meio-ambiente/2023/11/especialistas-apontam-queaterro-sanitario-em-viamao-pode-contaminar-aquifero-do-rs/. Acesso em: 03 ago. 2024.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.