Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES DE MARKETING PARA UM MUNDO CONECTADO
João Vaz, Luiza Foschiera

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


O marketing tem se desenvolvido cada vez mais, ampliando sua participação nas organizações e se adequando à realidade conectada, tendo em vista que hoje realiza atividades que envolvem a criação de conteúdo, desenvolvimento de valores do ser humano, responsabilidade socioambiental e planejamento de produtos ou serviços, além de auxiliar em estratégias de comunicação e vendas. Portanto, o marketing tem se consolidado como um grande aliado desde os microempreendedores individuais até as maiores empresas, visando satisfazer as necessidades do consumidor e superar a concorrência. O presente projeto de ensino visa criar materiais que se ajustem à realidade dos estudantes brasileiros, em especial da Região Metropolitana de Porto Alegre, possibilitando o estudo através de exemplos práticos de empresas brasileiras. O principal material desenvolvido no projeto foi uma apostila de marketing, abordando os principais conceitos da disciplina, visando facilitar o aprendizado dos estudantes, de forma que desenvolvam uma aproximação ao conteúdo, contribuindo para os seus conhecimentos de maneira simplificada e objetiva, contendo exemplos que retratam a realidade em que vivem. A apostila foi criada com a finalidade dos alunos terem em mãos um material didático complementar ao conteúdo de sala de aula, onde reforce o aprendizado dos alunos e possibilite-os de ver o conteúdo através de diversos exemplos que estão presentes no seu dia-a-dia. Para sua criação, foi elaborado um design agradável e intuitivo para os estudantes, com o objetivo de atraí-los aos conteúdos abordados e possibilitando-os de se identificar com os exemplos relacionados. Com essa finalidade, para a criação do material, foram usadas imagens e figuras que remetem às tendências que estão presentes na realidade dos alunos, seja através da televisão, outdoors ou redes sociais, relacionando o que veem diariamente aos temas abordados na disciplina de marketing. Além disso, com os alunos das turmas de Marketing do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e do Ensino Médio Integrado em Administração, desenvolveu-se atividade sobre o processo de criação de conteúdo para redes sociais. Em grupos, os alunos tiveram que escolher uma marca já existente no mercado e, de forma fictícia, desenvolver um novo produto. A partir disso, utilizaram uma ferramenta de design gráfico para criar uma ação de marketing, desenvolvendo suas habilidades e pondo-as em prática, de modo semelhante às atividades de um profissional da área. Outra atividade foi a utilização de aplicativo para revisão de forma prática e descontraída dos conhecimentos teóricos sobre o conteúdo, respondendo diversas questões que envolvem os conceitos de marketing. Dessa forma, os materiais e atividades efetuados com os alunos buscam aproximá-los da disciplina, de maneira que sintam-se familiarizados com o conteúdo e possam exercitar seus conhecimentos de forma prática.

Palavras-chave


Marketing; Atividade; Alunos

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.