Última alteração: 01-10-2024
Resumo
Ensinar os alunos a cultivar uma horta e a seguir uma alimentação saudável através de uma prática pedagógica oferece diversos benefícios significativos para seu desenvolvimento e bem-estar. Cultivar uma horta proporciona uma experiência de aprendizado prático que complementa o ensino teórico das aulas de ciências. Ao cuidar de uma horta, as crianças desenvolvem uma conexão mais profunda com o meio ambiente, assim, entendendo o ciclo de vida das plantas e a importância da preservação ambiental. Incorporando aulas práticas de horticultura no currículo escolar, onde as crianças possam plantar, cuidar e colher suas próprias hortaliças, sendo assim, selecionamos a escola Alberto Santos Dumont com as turmas do 3o e 4o Ano. O projeto vai ocorrer durante o ano letivo de 2024, sendo construído em espaço escolhido com a instrução de um profissional da escola. A implementação de hortas nas escolas e a promoção de ambientes mais verdes são estratégias fundamentais para educar as crianças sobre a importância da alimentação saudável e da conservação ambiental no cotidiano. Ao aprender sobre questões ambientais, os alunos desenvolvem uma mentalidade sustentável que influenciará suas decisões futuras, tornando-se cidadãos mais conscientes e responsáveis com seus atos. O projeto busca implementar a autonomia e alimentação saudável para os jovens nas escolas através de hortas no ambiente escolar. Além de que, o contato com a Natureza, e a participação de atividades ao ar livre, tem benefícios comprovados para a saúde física e mental dos envolvidos, como a redução do estresse e a melhoria do humor. Visando a seleção de plantas adaptáveis, optando por variedades que sejam mais resistentes a variações climáticas, como secas, chuvas intensas e temperaturas extremas, o ponto vital para a horta seria manter-se informado sobre as previsões meteorológicas e as tendências climáticas para planejar atividades de plantio e colheita. Por meio de um texto descritivo para exemplificação de dados, durante a realização do projeto usaremos uma abordagem qualitativa, focando na qualidade total da hortas que vamos inserir na escola, qualidade do solo, das hortaliças selecionadas e dos materiais escolhidos para a construção da horta. O uso de ciclo completo das culturas, com o plantio das sementes, transplante de mudas e colheita, tem como intuito ensinar os alunos a cultivar e cuidar de uma horta. A importância do planejamento será abordada através da apresentação do projeto, explicando as pesquisas realizadas e as etapas a serem realizadas. Com o objetivo da implantação da horta e acompanhamento de todo o processo, o grupo decidiu por plantar alface, rúcula e outras hortaliças de ciclo curto, possibilitando aos envolvidos acompanharem o ciclo completo: Do preparo do terreno até a colheita aliando a teoria com a prática.