Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Construção de materiais Concretos adaptativos em impressora 3d para alunos com necessidades educativas especiais. Uma contribuição do projeto “Girl Power: Pesquise como uma menina”
Nicole Alves Gonçalves, Raissa Lopes Santos, Rafaela Silva Zilio, Andréia Ambrósio Accordi, Edilaine Jesus Rocha

Última alteração: 03-10-2024

Resumo


O trabalho em questão faz parte do projeto integrado de pesquisa, ensino e extensão intitulado “Girl Power: Pesquise como uma menina”. O objetivo deste projeto é empoderar meninas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRS - Campus Viamão, capacitando-as como pesquisadoras, por meio do conhecimento dos preceitos éticos da pesquisa e dos métodos experimentais. Para atingir esse objetivo, o projeto cria um clube de ciências no qual cada grupo de meninas investiga uma temática de seu interesse, empregando a metodologia STEAM como base. A metodologia STEAM é uma abordagem interdisciplinar que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com ênfase na aplicação prática dos conceitos estudados. O projeto tem como objetivo geral desenvolver materiais concretos e adaptativos para os alunos do Ensino Médio Integrado do IFRS - Campus Viamão, com o propósito de melhorar a inclusão e a acessibilidade de estudantes com necessidades educativas especiais nas atividades escolares. Os objetivos específicos incluem: criar modelos de materiais didáticos adaptados às especificidades educacionais dos estudantes, utilizando uma impressora 3D; propor estratégias educacionais com esses materiais para facilitar a interação com os conteúdos escolares; e promover a conscientização sobre a importância da inclusão e o uso da tecnologia na adaptação de materiais. A justificativa para este projeto decorre da ausência de um portfólio de materiais concretos e adaptáveis que facilite o processo de aprendizagem dos estudantes com necessidades educativas especiais do Ensino Médio Integrado do IFRS - Campus Viamão. A necessidade de criar materiais concretos surge da dificuldade em compreender temas abstratos, como os abordados nas áreas de matemática, física e química. A adaptação desses materiais é necessária para atender às especificidades relacionadas à coordenação motora e deficiência visual, por exemplo. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreender os conceitos fundamentais deste estudo e as práticas existentes na criação de materiais concretos para estudantes com necessidades educativas especiais. Atualmente, o projeto está na fase de seleção e aprendizado do software para a construção dos protótipos, que serão produzidos em uma impressora 3D. Após essa etapa, os protótipos serão construídos e avaliados pelos professores das respectivas áreas do conhecimento e pelos alunos, que serão os usuários finais. Com base nos ajustes e melhorias identificados, novos materiais serão impressos e um portfólio com atividades que utilizem os recursos impressos será desenvolvido. Finalmente, pretende-se criar uma quantidade significativa de materiais, com orientações sobre seu uso didático, para que se tornem um recurso adicional durante as aulas e atendimentos especializados. O projeto “Girl Power: Pesquise como uma menina” visa, assim, contribuir para o avanço da inclusão educacional.



Palavras-chave


materiais didáticos adaptados, metodologia STEAM, inclusão.

Referências




  • CARVALHO, Alice Lins de Lima; SANTOS, Silvani do Carmo. Estudo das variáveis que influenciam a formação de emulsões estáveis de água e óleo. In: CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, 2022, Natal. Anais [...]. Natal: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/108397. Acesso em: 16 set. 2024.



É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.