Última alteração: 01-10-2024
Resumo
Durante o ano de 2024 a turma do segundo ano do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do turno da tarde do Campus Viamão do IFRS vem realizando, pela disciplina de Projeto Integrador, um diagnóstico ambiental em escolas da rede pública em Viamão, Rio Grande do Sul (RS). O trabalho, do presente grupo, escolheu a Escola Estadual de Ensino Médio Governador Walter Jobim, localizada na Avenida Walter Jobim, Aparecida - Viamão (RS), a qual abrange os níveis de ensino fundamental (I e II), médio e educação de jovens adultos (EJA). O projeto visa produzir um sistema de gerenciamento de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos para a instituição aplicar no seu dia a dia, conforme sua produção de resíduos. A ideia do tema surgiu a partir do conhecimento de que o Brasil sofre com o descarte incorreto dos resíduos sólidos, e considera-se a escola o ambiente base para ensinar e aprender a importância da reciclagem, e separação correta, tornando-a um local onde é fundamental possuir um gerenciamento correto de resíduos, pois servirá de exemplo para os alunos que estão formando. Para atingir o objetivo proposto, o desenvolvimento será dividido em cinco etapas: (1) aplicação de questionários para alunos e funcionários, para reconhecimento do direcionamento que possuem sobre a geração de resíduos; (2) pesagem dos resíduos totais gerados em um dia; (3) separação dos resíduos e pesagem individual de cada classe, sendo elas: papéis , plásticos, orgânicos, metais, vidros, eletrônicos e rejeitos; (4) cálculo da composição gravimétrica; e, (5) montagem de um plano viável dentro da realidade da escola, que contará com metas de curto, médio e longo prazo, assim como revisões anuais e construção de um ponto de coleta de resíduos eletrônicos. Após a finalização do projeto espera-se que seja concluída a criação de um plano com o auxílio da escola, que estabeleça claramente as ações que devem ser realizadas, o orçamento necessário e a disponibilidade de recursos da escola. Espera-se, também, que haja um aumento na conscientização ambiental tanto dos alunos quanto dos funcionários, o que indicará a melhor compreensão da importância da separação de resíduos, e sua redução. Além disso, busca-se que os alunos apliquem esse conhecimento em ambiente familiar, assim os incentivando a adotar essas práticas sustentáveis. O grupo espera a redução dos resíduos, com a aplicação de estratégias para diminuir a quantidade de resíduos gerados pela escola. Por fim, almeja-se que seja realizada uma análise econômica dos resíduos gerados, avaliar os custos e identificar as melhores oportunidades para melhorar a eficiência na sua gestão.