Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
“Racismo e Desigualdade Social e Ambiental”
Renato Fogaça Silva, Ana Carolina Simões, Ivone Silveira, Lucas Dumck, Márcio Filho

Última alteração: 03-10-2024

Resumo


Ana Carolina Amador Simões, Ivone Rocha Silveira, Lucas Alves Dumck, Márcio Iung Filho, Renato Fogaça e Silva.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus

Viamão - [email protected]


E.M.E.F. Jerônimo Porto - [email protected]


RESUMO

O tema “Racismo e Desigualdade Social e Ambiental” foi escolhido após o impacto catastrófico das enchentes, no qual, infelizmente, as áreas mais pobres ficaram praticamente destruídas, fenômeno que já acontecera em outras oportunidades.

A desigualdade fomentada com a crise climática em curso fez com que nos perguntássemos o porquê de isso ainda acontecer na atualidade, apesar das tecnologias que poderiam ser utilizadas para descobrir os grupos mais atingidos e, consequentemente, evitar tais tragédias.

Pretendemos discutir soluções, ou meios que mitiguem o problema, relacionados prioritariamente à região metropolitana de Porto Alegre, embora a pauta relacione-se a outras regiões ou, até mesmo, países. Queremos expandir o conhecimento sobre esse assunto, para outras pessoas, pois, somente assim, será possível criar um senso comum para que a maioria esmagadora das pessoas, incluindo nossos governantes, possam, enfim, reagir positivamente ao problema.

Utilizaremos a Internet, fonte de informações mais acessível, checando a confiabilidade das fontes; realizaremos pesquisas de campo, a fim de ter o ponto de vista da população que presencia e/ou presenciou as consequências relacionadas ao tema abordado, em Porto Alegre, especialmente na zona norte, no período da enchente.

Esperamos que este trabalho possa agregar valor ao conhecimento da população, não somente aos mais atingidos, mas também àqueles que buscam entender mais sobre e procuram uma solução, assim como nós, que busque a redução da cruel desigualdade, a qual impede que pessoas como nós tenham acesso a recursos básicos, como saneamento e moradia, além de conscientizar a população sobre os riscos ambientais e sociais de tal desigualdade.

Palavras-chave: “enchentes”, “crise”, “desigualdade”.



Palavras-chave


“enchentes”, “crise”, “desigualdade”.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.