Última alteração: 01-10-2024
Resumo
O presente estudo foi realizado na disciplina de Projeto Integrador do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Câmpus Viamão. Tem-se como objetivo geral promover a conscientização sobre o consumo de produtos orgânicos a partir de ações de divulgação nas redes sociais. O público-alvo do estudo são potenciais consumidores e produtores de alimentos orgânicos no município de Viamão, no estado do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa inclui métodos mistos, com abordagens qualitativas e quantitativas. A primeira inclui dados secundários de pesquisas bibliográficas, e o uso de entrevistas e observações como instrumentos de coleta. A vertente quantitativa, por sua vez, envolve o uso de questionários para a apreensão de conhecimentos e comportamentos de consumo. Os resultados parciais incluem o alcance de um público significativo a partir das redes sociais do projeto, e a aquisição de informações importantes sobre a produção e consumo de alimentos orgânicos por agricultores de Viamão. Como conclusões parciais, destaca-se a constatação do potencial das redes sociais como ferramenta efetiva de divulgação e incentivo ao consumo de alimentos orgânicos, com especial destaque ao Instagram. Ainda, mesmo diante da popularidade das tecnologias digitais, observou-se a necessidade de complementar esse meio de divulgação com materiais físicos, a fim de atingir populações que não têm acesso a esses recursos.
Palavras-chave
Referências
BORGUINI, R.; TORRES, E. Alimentos orgânicos: qualidade nutritiva e segurança do alimento. Segurança Alimentar e Nutricional. v. 13, n.1, p. 65, 2006. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1833>. Acesso em: 13 set. 2024.
CRUZ,C. Pesquisa Organis: Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2023. Associação Brasileira de promoção de orgânicos; brain inteligência estratégica, 2023. Disponível em: <https://ciorganicos.com.br/biblioteca/panorama-do-consumo-de-organicos-no-brasil-2023/>. Acesso em: 20 jul. 2024.
EBERLE, L.. ERLO, F. L.; MILAN, G.S.; LAZZARI, F. Um estudo sobre determinantes da intenção de compra de alimentos orgânicos Revista de Gestão Social e Ambiental. v. 13, n. 1, p. 65, 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/333596165_Um_Estudo_sobre_Determinantes_da_Intencao_de_Compra_de_Alimentos_Organicos>. Acesso em: 13 set. 2024
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7ed. Barueri: Atlas, 2023.