Última alteração: 03-10-2024
Resumo
O presente projeto de ensino insere-se no contexto das turmas do Ensino Médio Integrado do Campus Viamão e tem como objetivo geral desenvolver a imersão simulada dos participantes em um ambiente de construção e vivência de uma assembleia dentro da estrutura da ONU (Organização das Nações Unidas), de maneira que, permita aos estudantes vivenciar o mundo da diplomacia e da alta política, através da discussão e tomada de decisões sobre temáticas das relações internacionais contemporâneas. Em termos metodológicos a proposta é orientada por uma perspectiva pedagógica ativa, com emprego de técnica de oficinas temáticas em conformidade com a Model United Nations (MUN), modelo desenvolvido para o presente ambiente escolar pela Universidade de Harvard em 1953 e introduzido no Brasil pela UNB (Universidade de Brasília) em 1997, que em harmonia com deliberações do MEC (Ministério da Educação e Cultura) e do CNE (Conselho Nacional de Educação), busca contribuir para uma escola voltada para a cidadania global. O tema central desta edição é a migração como crise humanitária contemporânea, tendo como ambiente organizacional simulatório a Reunião Extraordinária do Conselho de Direitos Humanos da ONU (CDH/ONU), convocada pela AGNU (Assembleia Geral das Nações Unidas), que é o órgão colegiado máximo da ONU e como organismos convocados a OEA (Organização dos Estados Americanos), a UE (União Europeia) e a UA (União Africana) e seus países membro. A dinâmica executiva da imersão simulada acontece em três momentos distintos e complementares, quais sejam: o preparatório, o pré-simulatório e a simulação, propriamente dita. Dentro disso, o conjunto de estudantes inscritos, constituem as delegações dos seus respectivos organismos e ao longo de sete encontros de trabalho são desenvolvidas competências relacionadas ao levantamento de dados e/ou informações científicas, à elaboração argumentativa, à exposição oral formal, à formulação de escrita oficial e à prática da representação e do diálogo como mecanismo de agência político-democrático. O primeiro momento é composto pela realização de cinco oficinas temáticas, que tem como focos desenvolver o entendimento da metodologia, a constituição da estrutura de representação delegada, a pesquisa sobre os elementos centrais da temática da edição e a construção dos DPO (Documentos de Posicionamento Oficial) de cada delegação. O segundo momento, tem o intuito de promover uma imersão metodológica empregada na simulação MUN. Previamente é lançado, via carta oficial, ao grupo de delegados um determinado problema a ser resolvido pelo conjunto das delegações em assembleia. O último momento é a realização da assembleia simulada, propriamente dita, que é constituída por uma sessão de abertura, sessões plenárias e uma sessão de encerramento. É coordenada pela mesa diretora da CDH/ONU, que conduz os trabalhos e, inexoravelmente, garante o estabelecimento de um ambiente pacífico, baseado nos princípios da isonomia de tempo, da liberdade de expressão e do respeito mútuo. Nestes termos, a imersão simulada se constitui em um mecanismo socioeducacional muito potente, associado à capacidade de desenvolvimento de uma efetiva e ampla cidadania, fundada nos valores da cultura de paz e no diálogo democrático, como dispositivos políticos imprescindíveis em nossa contemporaneidade social.