Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Projeto monitoria interdisciplinar em Ciências da Natureza
Luiz Henrique Macedo Colloritti, Belkis Chalup Silveira Roesler, Marcia Victoria Silveira, Rosana Serpa, Luci Fortunata Motter Braun

Última alteração: 08-11-2023

Resumo


O projeto de ensino "Monitoria Interdisciplinar em  Ciências da Natureza” foi instituído com o objetivo de auxiliar os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Viamão, nas atividades em sala de aula e nos estudos orientados dos componentes de Biologia, Física, Química e afins, nos cursos de Ensino Médio Integrado à Administração e ao Meio Ambiente. O projeto visa também a iniciação dos alunos monitores à carreira docente, colocando-os em contato com a preparação e execução de atividades didáticas. A monitoria escolar é uma metodologia de educação que facilita e contribui para o processo de ensino-aprendizagem tanto do aluno monitor como do aluno monitorado, pois ao primeiro oportuniza não só uma primeira vivência como professor, mas também a possibilidade de rever conteúdos e a aprofundar seu conhecimento  e,  ao segundo, dá acesso a mais uma pessoa capacitada que não seja o professor, contribuindo para o seu aprendizado significativo e criando um ambiente de colaboração entre alunos. Em vista disso, esse projeto de ensino conta com dois alunos bolsistas que atuam como monitores em turnos diurnos distintos e, o propósito deste trabalho é abordar as atividades desenvolvidas pelo bolsista que atua no turno da manhã. Dentre os objetivos do Plano de Trabalho do bolsista estão: 1) oferecer atividades de plantão para esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos dos componentes curriculares de ciências da natureza; 2) auxiliar os alunos na realização de trabalhos teórico-práticos; 3) auxiliar os docentes na preparação de atividades práticas e demonstrações; 4) propiciar a aplicação de novas práticas pedagógicas que venham apoiar e/ou complementar as atividades didáticas de sala de aula, 5) divulgar as atividades do projeto e fomentar a participação dos alunos, 6) realizar pesquisa de opinião, com os alunos participantes, a respeito  das atividades de monitoria, 7) realizar pesquisa de interesse para oferta de novas atividades e 8) estabelecer relações interpessoais com os colegas do câmpus, promovendo uma maior integração e troca de experiências. Todos esses objetivos estão sendo contemplados na monitoria. Como exemplos de atividades relacionadas aos objetivos 2 e 3, nos componentes de Física I, III e IV, houve a montagem e testagem de equipamentos didáticos para demonstrações e atividades práticas nos conteúdos de cinemática, dinâmica, eletrostática e eletromagnetismo. E, no componente de Biologia III, assessoramento  nas atividades práticas de laboratório no conteúdo de microbiologia, a saber: estudo de bactérias e fungos. Por sua vez, relacionado ao objetivo 4, se desenvolveu espaços como rodas de conversa sobre metodologias de estudo para facilitar a aprendizagem e dicas para o estudo diário. Como resultados parciais destacamos a participação dos estudantes  nos horários programados de monitoria e, também, em horários extras solicitados por eles. Percebeu-se que, para além de mais um espaço para esclarecimento de dúvidas e de reforço escolar, a monitoria contribui para melhoria do rendimento escolar e diminuição da evasão escolar, mas também para o estreitamento da relação com os colegas. Hoje o projeto possui uma grande demanda por parte dos alunos, fomentando a socialização, a colaboração e o desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Palavras-chave


monitoria, ciências da natureza, ensino-aprendizagem

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