Última alteração: 11-10-2022
Resumo
A era digital e as transformações tecnológicas têm sido as principais fontes de conectividade e mudanças nos métodos de produção. Hoje, no Brasil e no mundo, busca-se por empresas que possuam conhecimento na palma da mão, e que tenham profissionais capacitados para atender às demandas globais. Um ambiente de trabalho deve ser dinâmico, competitivo e desafiador, e um dos principais desafios dos líderes é justamente manter a organização sempre junto do mercado, capacitando seu colaborador e se aproximando de seu cliente. Esta pesquisa buscou conhecer como os líderes estão agindo no atual cenário global, que enfrenta crises humanitárias, econômicas e está passando pela pandemia do Covid-19, que se alastrou pelo mundo de forma rápida e fez com que o ritmo de trabalho presencial fosse substituído pelo “home-office”, onde muitas empresas tiveram que incorporar os serviços e as ferramentas digitais à sua organização. O primeiro passo adotado foi a definição de palavras-chave que acordassem com o tema proposto: Leadership, Digital Leadership, Digital Transformation, Digital Leader, Leader Digital Business e Leader Digital Transformation. Em seguida, é criada uma planilha on-line, usando a ferramenta “planilhas Google”, que organizou as seguintes informações: Ano, Journal, Autores, Título, Referência, Citações Google, Definição, Medidas, Contexto, Método, Teoria, Resultados e Variáveis. Sabendo que esses termos são recentes e específicos, definiu-se que a busca por artigos seria feita nas bases de dados do EBSCOhost e da biblioteca virtual da Associação de Sistemas de Informação (AISNet), com foco nos Journals da Basket of 8, que são os oito principais periódicos de referência apontados pela Associação de Sistemas de Informação, quais sejam: European Journal of Information Systems; Information Systems Journal; Information Systems Research; Journal of AIS; Journal of Information Technology; Journal of MIS; Journal of Strategic Information Systems e MIS Quarterly. Tendo as definições de palavras-chave, locais para busca e onde armazenar esses dados, é iniciada a pesquisa quali-quantitativa, onde são encontrados cerca de 24 artigos com ênfase no tema proposto. Esses artigos são traduzidos, organizados em pastas definidas por palavra-chave e toda sua informação necessária é extraída, para utilização em criação de questionário próprio e para finalização da pesquisa. Como resultados parciais, obteve-se além da definição de métodos, levantamento de artigos e extração de dados, a criação de um questionário de cerca de 20 questões a ser aplicado em líderes de empresas brasileiras. Estima-se que inicialmente esse roteiro de perguntas possa ser aplicado dentro de empresas viamonenses, em seguida em empresas gaúchas e expandida para empresas brasileiras. Assim, é possível que tenhamos dados gerais de como a liderança digital foi implantada durante a pandemia e como ela pode transformar as empresas no atual cenário mundial.