Última alteração: 11-10-2022
Resumo
As organizações têm lidado de forma crescente com os desafios da transformação digital. Este estudo tem como objetivo analisar a influência das capacidades digitais no desempenho de negócios digitais. Para isso, esse projeto busca desenvolver um modelo de pesquisa para mensurar o impacto das capacidades digitais no desempenho do negócio digital. Propondo e testando quantitativamente um modelo que trace um caminho pelo qual das capacidades digitais ao desempenho dos negócios, analisando qualitativamente a relação entre a interação das capacidades e as relações entre as variáveis testadas. A questão da conectividade do ecossistema foi abordada por meio das seguintes variáveis: velocidade de tomada de decisões, escopo (variedade do portfólio de produtos e empresas), escala (em termos físicos e digitais), performance financeira e satisfação do cliente. A pesquisa foi aplicada em organizações de Viamão. Para isso foi elaborado um instrumento de pesquisa através do Google Forms, o instrumento foi elaborado com base na literatura de Sistemas de Informação. O questionário com 39 questões, sendo quatro delas dissertativas (atuação, dados do respondente, cargo e nome da empresa) e as demais questões de caráter quantitativo com escala Likert proporcionando aos respondentes a escolha de opções que variavam de 1 a 7, sendo 1 para discordo totalmente e 7 para concordo totalmente. Foram selecionadas 150 empresas e seus dados (telefone, e-mail, endereço) foram organizados em uma planilha Excel. Os questionários foram enviados via e-mail. Apenas 33 empresas responderam. O método Survey foi utilizado para realizar o teste estatístico do instrumento de pesquisa, utilizando o software SmartPLS. Os testes realizados foram o Alfa de Cronbach, Confiabilidade Composta e a Variância Média Extraída (AVE) através da métrica proposta por Fornell Larcker. Todos os resultados foram dentro dos limites estabelecidos, o Alfa de Cronbach (0,860), Confiabilidade composta (0,908), AVE (0,749). Sendo assim, o instrumento foi considerado válido. Os dados foram tabulados usando modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Assim foi possível mensurar a capacidade de conectividade do ecossistema digital em relação ao impacto da estratégia na performance do negócio digital nas organizações de Viamão e assim mapeando o desempenho positivo do impacto da estratégia dos negócios digitais. Os principais resultados indicam que a capacidade de resposta às demandas do mercado e consumidores é essencial para o desempenho do negócio digital. Como contribuições, esta pesquisa ampliará o entendimento do fenômeno digital para os negócios e da estratégia do negócio digital. Além disso, ela contribui teoricamente ao apresentar os conceitos de ecossistema digital, bem como no avanço teórico do tema capacidades digitais. Outra contribuição deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de pesquisa que permita a compreensão da influência da estratégia na performance de negócios digitais.