Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LIDIA MOSCHETTI
Eduardo Alexandre Sivinski, Marcio Alexandre Sivinski, Jane M. Boeira, Ana Lúcia Kern

Última alteração: 11-10-2022

Resumo


A água é considerada um recurso insubstituível, sendo essencial em todos os aspectos de nossas vidas e deve atender a parâmetros microbiológicos, físicos e químicos ideais para que o seu consumo não ofereça nenhum tipo de risco à saúde, tendo que apresentar um estado de potabilidade conforme a Portaria GM/MS 888/2021, que define os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Porém, o aumento demográfico ocorrido nas últimas décadas, levou ao comprometimento dos recursos hídricos pela sua contaminação através de esgotos ou resíduos industriais. Devido a contaminação das águas geralmente ocorrer por meio de fezes humanas e de outros animais despejados inadequadamente nos corpos hídricos, utiliza-se microrganismos indicadores de contaminação fecal, tais como as bactérias do grupo coliformes que são eliminadas em grandes quantidades nas fezes. Os coliformes podem ser utilizados como indicadores indiretos da presença de agentes causadores de doenças. Sendo assim, com a contaminação da água por esgotos domésticos, temos uma grande chance de encontrar coliformes em qualquer amostra de água. Com base no contexto apresentado este projeto de extensão tem como objetivo analisar a qualidade da água consumida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Lídia Moschetti, através do método de tubos múltiplos (TM), e compará-la com amostras de água do Arroio Feijó, conhecidamente contaminado, como controle positivo para coliformes, e amostras da rede de distribuição geral, não contaminadas como controle negativo para coliformes. Os dados serão utilizados para conscientizar o público-alvo do projeto (alunos, professores e a direção da escola) através da apresentação dos resultados obtidos nas análises, por meio de palestras expositivas sobre a importância da qualidade da água que é consumida, a necessidade de não poluir e preservar os corpos hídricos. A ação é direcionada para os alunos, professores e a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Lídia Moschetti, assim como, a população em geral que poderá ser alcançada pelo material produzido que será disponibilizado através de um vídeo publicado no youtube ao término do projeto, sendo também possíveis futuras publicações. Espera-se assim aliar as técnicas de análises experimentais à educação ambiental nas instituições de ensino, alinhando-se assim aos objetivos almejados pela Agenda 2030 e de desenvolvimento sustentável.



Palavras-chave


análise d’agua; contaminantes; qualidade hídrica