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Crítica ao licenciamento ambiental por compromisso: Atividade de análise em sala de aula
Anna Julia Fraga, José Carlos Macieira Neto, Andrey Bandeira, João Vitor Pinheiro Saibt, Julia Goulart Corrêa, Luísa Pinto Breunig, Nicole da Silva Braga, Andreia Castro de Paula Nunes

Última alteração: 11-10-2022

Resumo


O presente estudo foi realizado pelos membros da acusação na atividade de júri simulado, feita como metodologia de ensino na aula de licenciamento ambiental e teve como objetivo fazer análise dos pontos negativos da licença ambiental por compromisso (LAC). O LAC é uma modalidade de licenciamento autodeclarada, que autoriza em um só documento tanto a instalação quanto a operação de empreendimentos classificados de impacto local. Visando incentivar com que os alunos investigassem e trouxessem para debate pontos negativos e positivos do licenciamento ambiental por compromisso, possibilitando assim a sua análise crítica sobre este processo, novo no estado do Rio Grande do Sul. O grupo da acusação ficou encarregado de levantar as desvantagens e os pontos negativos do licenciamento ambiental por compromisso, tendo como base a Resolução CONSEMA 455/2021, notícias, relatos e outros documentos, analisando-os de forma crítica e formulando argumentos contra o licenciamento ambiental por compromisso, para que então fosse realizado um debate entre os membros da acusação e da defesa que tinham como objetivo convencer o júri, respectivamente quanto a inviabilização ou viabilização ambiental do licenciamento por compromisso. Os principais pontos negativos levantados utilizando essa metodologia foram: 1) O licenciamento ambiental por compromisso, não possui formas efetivas de fiscalizar se o empreendedor está comprindo as exigências da licença, já que não é da natureza do processo revisar e/ou realizar os estudos dos impactos ambientais do empreendimento; 2) é grande a probabilidade de atividades de fiscalização só ocorrerem caso haja denúncias ao empreendimento; 3) Se o licenciamento convencional há falhas e violações mesmo passando por várias etapas de fiscalização, é de se esperar que um processo autodeclarado e sem a atenção necessária (que é o caso do LAC) ocorram muitas mais falhas e violações, deixando a desejar quanto a sua qualidade. Diante destes resultados, o trabalho possibilitou, junto aos esforços do grupo da defesa, o debate e análise do licenciamento ambiental por compromisso por meio de um júri simulado realizado pelos alunos da turma de Meio Ambiente 3 do ano de 2022; e, fez com que cada participante do grupo aprendesse e desenvolvesse um olhar crítico sobre o LAC. Além da apropriação do conhecimento e da análise crítica, possibilitou que o grupo da acusação e a turma no geral desenvolvessem um trabalho de pesquisa sobre o LAC e exercessem um processo criativo para a criação de argumentos e testemunhas bem como sua capacidade de diálogo e comunicação.

Palavras-chave


Júri simulado, acusação, licenciamento ambiental por compromisso.

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