Última alteração: 13-10-2022
Resumo
A moda sustentável ou moda consciente é um conceito que se preocupa com métodos de produção que causam menor impacto no meio ambiente, além de possibilitar um descarte adequado a fim de gerar uma contribuição ambiental. Os brechós são comércios que possibilitam a reutilização de peças da moda, fazendo com que menos roupas sejam produzidas nas fábricas têxteis. A atual pesquisa tem como objetivo principal analisar a percepção dos curadores de brechós sobre o papel desse ramo de atuação para o incentivo de um consumo mais consciente. Como objetivos específicos busca-se observar os problemas ambientais causados pelo fast fashion; desvendar o problema do fast fashion; levantar vantagens e desvantagens do empreendimento sustentável na visão dos gestores administrativos de brechós; reconhecer a importância dos brechós e seus papéis na busca por uma moda mais sustentável. A atual pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, uma vez que dentro de seus objetivos estabelecidos a pesquisa usufruiu de leituras de textos, artigos e outros projetos sobre temáticas envolvidas, para fins de estudo e conceitualização dos assuntos. Ademais, a perspectiva qualitativa possibilita o aprofundamento da problemática estudada. Foram realizadas entrevistas online ocorridas de formas síncronas e algumas respostas foram obtidas por meio de questionários. O grupo entrevistou e coletou perspectivas de curadores (donos de brechós) para entender como seus clientes se caracterizam e como os estabelecimentos funcionam, buscando uma maior compreensão do assunto. Conforme os resultados parciais, os problemas causados pelas práticas do fast-fashion geram impactos negativos no meio ambiente e consequentemente nas nossas vidas. Até o momento, as análises demonstram a perspectiva de curadoras de brechós, que em geral apresentam afirmações positivas em relação a administrar esse tipo de negócio, que faz parte do sistema da economia circular. Observou-se que as gestoras de brechós possuem opiniões adversas sobre as vantagens e desvantagens de atuar nesse ramo. Além disso, é possível identificar que entre as razões para ingressar nesse tipo de empreendimento estão: identificar potencial do negócio no mercado de vendas; sentir-se confiante com o público alvo; enxergar que o consumo consciente vem ganhando espaço no mercado. Visando a compreensão dos impactos ambientais gerados pelas indústrias da moda, buscou-se expor os problemas e criticar o consumo inconsciente e irresponsável dos produtos.