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O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO SLOW BEAUTY
Última alteração: 13-10-2022
Resumo
A motivação é um assunto estudado ao longo dos anos. Alguns autores constataram que o estímulo à motivação de compra é algo intangível, ou seja, não é algo que possa ter um resultado específico porque a motivação é composta de várias etapas, além de variar de pessoa para pessoa. O trabalho busca analisar e compreender os elementos que influenciam na tomada de decisão de compra referente aos produtos slow beauty. O conceito tem como significado beleza lenta, prezando um consumo consciente e formulações de produtos mais limpas. Com base no referencial teórico foi desenvolvido um questionário primordialmente com questões quantitativas procurando analisar os processos e motivações de compra, onde e porque compram, além disso procuramos com o formulário analisar o nível de conhecimento dos indivíduos sobre os conceitos de sustentabilidade e slow beauty. O formulário foi aplicado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Viamão. Os respondentes incluem quartos anos do ensino médio, superior, subsequente, técnicos servidores e técnicos docentes. A partir do formulário chegamos a resultados parciais. Em geral, o público demonstrou não ter conhecimento do assunto Slow Beauty e alguns descreveram o conceito de maneira equivocada. A partir da análise dos dados obteve-se 69% de respondentes do gênero feminino. Sendo cerca de 70% alunos do ensino médio, 40% com 17 anos ou menos, 68% moradores de Viamão, 36% recebendo em média de 3 a 4 salários mínimos, 23% gastando em média mensalmente de R$30,00 a R$59,00 com produtos cosméticos. Sobre o significado de slow beauty, 84,9% afirmou não ter conhecimento do conceito e 15,1% disse conhecer, porém, ao analisar as respostas observou-se que a maior parte estava incorreta ou não apresentava total entendimento do assunto. A maior parte dos consumidores demonstrou uma maior procura por produtos para cabelo com cerca de 69,8% de escolha. Em relação aos padrões de escolha dos produtos, 56% não costumam pesquisar sobre a composição dos produtos, porém, 67% afirmou que costuma levar em consideração as atitudes da empresa. Sobre os critérios de escolha foi feito uma pergunta de múltipla escolha onde foi analisado que a maior parte dos consumidores utiliza como critério a qualidade do produto cerca de 66% das respostas, além deste também foi muito presente a escolha a partir do menor preço com uma porcentagem de 50%. Os consumidores demonstraram maior frequência de compra no meio presencial com cerca de 66% dos entrevistados escolhendo comprar presencialmente. Conclui-se com a pesquisa que os consumidores do instituto federal- campus Viamão tem interesse em tentar promover o consumo de produtos de origem sustentável, mas estes consumidores não possuem conhecimento sobre os conceitos apresentados, ou seja, acabam por não realizar o consumo dos produtos sustentáveis da maneira correta muitas vezes dando preferência a reputação da empresa e não para as fórmulas acabando por não conseguir realizar a compra de produtos realmente sustentáveis.
Palavras-chave
Consumidor, sustentabilidade, slow beauty
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