Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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A permanência e êxito na EJA - EPT no IFRS: percepções parciais de alguns aspectos dos perfis discentes do campus Viamão
Gabriel Gomes de Oliveira, Maria Julia Hunning Ehlert, Aline Silva de Bona

Última alteração: 11-10-2022

Resumo


A oferta de cursos profissionalizantes para o público da  educação de jovens e adultos (EJA) e formação específica para os docentes atuantes nessa etapa, constitui-se de um projeto institucional e em parceira com as redes municipal e estadual do RS, visando o desenvolvimento de ações para implementação de cursos da EJA integrados à Educação Profissional. O presente resumo constitui-se de exposições de alguns dados acerca dos processos de desenvolvimento de um projeto de permanência e êxito na EJA, sendo apresentados  alguns de seus resultados nesse percurso. Tem-se como objetivo apresentar alguns dados que apontam problemas enfrentados pelos estudantes da EJA Viamão. Como método, utilizou-se a pesquisa qualitativa, composta por questionários com cinquenta e quatro perguntas apoiados na teoria freireana, durante as primeiras aulas dos cursos EJA-FIC. Cerca de quarenta e sete respostas foram obtidas, parte dos dados apontam uma maioria constituída por jovens de quinze a vinte anos, mulheres, heterossexuais, brancas e solteiras. Pertencentes a uma etapa escolar de ensino fundamental, onde o uso de smartphones com acesso a internet 4g é predominante. A renda média familiar é de até meio salário mínimo, composta por duas pessoas além do entrevistado, responsáveis pelo cuidado de parentes menores de idade. Em sua residência não possuem tratamento de esgoto. Não utilizam meios de transporte, bem como não apontam dificuldades de transporte. Na manutenção financeira familiar, o principal responsável é seu companheiro(a), estes não fazem parte de nenhum programa de renda. Em sua grande maioria buscam continuar seus estudos após o curso EJA. Com relação a reprovações escolares, destacam-se entre um a dois anos de reprovação, em maioria na matemática. A principal dificuldade de aprendizado está relacionada à falta de tempo para estudar. Sua principal motivação é adquirir mais conhecimento, com o objetivo de inserção no mercado de trabalho, não pretendendo atuar na área do curso. A pesquisa segue na busca da identificação destas questões e sua compreensão, a fim  de  minimizar os problemas enfrentados pelos discentes, reduzindo a dificuldade do acesso ao estudo e a evasão escolar.



Palavras-chave


Perfil, EJA, Formação Profissional

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