Última alteração: 12-10-2022
Resumo
O objetivo deste trabalho foi relatar a história de empreendedorismo da Studio Garbo, que surgiu com a ideia de Luana Severo, e fica localizado em Florianópolis, Santa Catarina e foi formado por duas sócias. A metodologia utilizada foi através de questões estruturadas, aplicadas por e-mail e mensagens por Whatsapp. A sócia que nos permitiu a entrevista foi a Luana, que é uma empreendedora de 37 anos. Iniciou a vida profissional aos 16, em um empreendimento familiar, na cidade de Viamão. Visto que suas ideias sobre a melhoria do empreendimento familiar não seriam consideradas, pediu demissão. O percurso da empreendedora mudou após as experiências em dois escritórios de advocacia e cursar licenciatura em história, percebeu que não possuía vocação em atender às demandas de outros gestores, pois determinou que faria o que trouxesse paixão a sua vida. O empreendedorismo iniciou com o interesse pela área de terapias holísticas e corporais, quando realizou cursos nessa área. Passou a atender em dois locais na cidade de Porto Alegre, porém, sem evolução. Passados alguns obstáculos, resolveu se mudar para Santa Catarina e, com mais duas amigas, abriu o Garbo Studio, voltado à beleza e cuidados corporais. Durante a pandemia o espaço ainda não havia sido estabelecido, ofereciam atendimentos em domicílio e ali viram a carteira de clientes crescer. A experiência empreendedora foi advinda da família, pois teve influência empreendedora da mãe, quando a mesma foi revendedora de revistas de cosméticos, o referencial de marketing de relacionamento de sua mãe, foi utilizado para captação de clientes para o Studio. Nos três meses de empreendimento, a sociedade ruiu e uma das sócias se afastou e passou a ser concorrência para o Studio Garbo, oportunizando que as sócias tivessem incentivo à competitividade. Acreditando na atual escolha, trabalha há cinco anos com terapias holísticas, sendo que, também especializou-se em massoterapia para ampliar a oferta de serviços e se diferenciar da concorrência. Juntamente com os cursos na área de terapia corporal e holística, fizeram cursos de empreendedorismo e marketing para agilizar e manter a organização do estúdio. Utilizam como ferramentas de organização do ambiente, a ficha de anamnese para acompanhar a progressão de tratamentos terapêuticos e planilha de controle para os horários disponíveis, baixas e encaixes de clientes, de acordo com os horários disponíveis de cada profissional. Para o marketing, baseiam-se em estratégias através do Instagram e no boca a boca, pois o estúdio está localizado em um bairro familiar. Em relação às estratégias, tendem a buscar profissionais que agreguem ao estúdio; complementar formações especializadas nas áreas de atuação; aumentar o espaço no formato de coworking de beleza e bem-estar. Quanto aos planejamentos para o futuro, pretendem aprimorar o espaço através de inovações, bem como capacitações e parcerias renomadas.