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WindMaker.Edu: incentivando inovações didáticas e iniciativas educacionais fundamentadas na cultura maker
Tainara Lima da Silva, Caio Souza Quadros Pereira, Terrimar Ignácio Pasqualetto

Última alteração: 11-10-2022

Resumo



O ensino tradicional ainda predomina na educação brasileira, onde os alunos recebem passivamente o conhecimento de seus professores. Diante desse cenário, algumas habilidades, valores e atitudes que são importantes no momento atual de nossa sociedade não são desenvolvidos. Isso porque, há uma demanda crescente por pessoas que possam trabalhar em conjunto e que possam propor soluções para problemas complexos, entre outras habilidades que não são consideradas na educação tradicional. Com esses fatores em mente, o projeto WindMaker.Edu foi criado com o objetivo de adotar a cultura maker como princípio educacional e fomentar o empreendedorismo educacional e a inovação educacional. Com isso, pretende-se contribuir para a diversificação metodológica e consequente ampliação do desenvolvimento dos discentes através da atuação junto a este grupo e na promoção e apoio às iniciativas docentes. Para tanto, optou-se por uma abordagem metodológica baseada nos quatro pilares do movimento maker (criatividade, colaboratividade, escalabilidade e sustentabilidade) que seguem os processos didáticos do “Faça Você Mesmo” (DIY do inglês, “Do It Yourself”) e na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Seguindo esse princípio, foram realizadas oficinas e palestras voltadas à exploração educativa da cultura Maker, criados objetos educacionais que abrangem diferentes áreas do conhecimento, bem como soluções que correspondem às situações específicas da comunidade acadêmica do Campus Osório do IFRS. Forneceu-se suporte a iniciativas de inovação didática e assessorias no desenvolvimento de produtos educacionais de discentes do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Firmou-se, ainda, parceria com o Museu de Medicina do Rio Grande do Sul que, por meio da digitalização 3D e posterior impressão 3D de alguns itens, possibilitou a ampliação da acessibilidade de seu acervo. Com o seguimento do projeto espera-se ampliar o número de produtos desenvolvidos e de iniciativas voltadas para a inovação didática, além de incentivar o acesso e uso do WindMaker por docentes e alunos, internos e externos ao Campus Osório do IFRS. Isso ocorrerá por meio de cursos de capacitação para a utilização dos recursos disponíveis no espaço maker do Campus Osório do IFRS (scanner 3D, a impressora 3D, CNC laser, etc). Planeja-se ainda,  estabelecer o open day, no qual a comunidade externa terá acesso ao espaço para pôr em prática seus projetos.


Palavras-chave


cultura maker, inovação didática, empreendedorismo educacional

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