Última alteração: 04-03-2020
Resumo
O Projeto Integradorfoi iniciado no primeiro trimestre, sendo analisado o tema da relação entre a dança e o benefício para pessoas queportam necessidades específicas. O objetivo se encontra em identificar acontribuição da dança na inclusão de pessoas com necessidades específicas naAPAE de Viamão.Antes de ser iniciada uma pesquisa de campo, foi entendido que outros assuntos já Explorados sobre a temática poderiam auxiliar, desse modo foi realizada umapesquisa bibliográfica no portal de periódicos da CAPES (Coordenação deAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).Para tal busca,foram utilizados dois descritores ‘’dança’’ e ‘’deficiência’’, sendo colocado como critério debusca a identificação exata desses descritores, que é oferecida pela própriaplataforma. Foi estabelecido um recorte temporal das produções nosúltimos cincos anos (2015-2019). Nessa primeira etapa de busca, foi possívelidentificar 90 trabalhos científicos, entre eles teses, dissertações e artigos.Considerando o tempo disponível para a pesquisa ser realizada e também aslimitações do grupo envolvido, entrou-se em acordo como critério depesquisa a exclusão de línguas estrangeiras. Esta segunda etapa de busca resultouem 47 produções acadêmicas.Depois dessa etapa inicial, foi realizada a leitura parcial de todas essas produções. Essaleitura auxiliou na exclusão de trabalhos que não possuíam compatibilidade com atemática investigada, ou seja, algumas dessas produções, apesar de apareceremna busca, não obtinham relação com o tema. Deste modo, a leitura serviu de filtro, eforam excluídas as produções que não tinham compatibilidade com a temática doprojeto, assim a busca resultou em duas (02) produções científicas.Logo, após a identificação dessas produções, foi realizada a leitura na íntegra para acompreensão dos estudos realizados pelos autores. Destaca-se que estasproduções são artigos científicos publicados em periódicos brasileiros, um no anode 2016 e outro no ano de 2018. Um dos artigos apresenta umaproposta de investigação para compreender o papel desempenhado pela dança navida das pessoas com necessidades específicas apresentando reflexões sobre como adança pode constituir-se num elemento de transformação pessoal e social; já o outro artigo teve como objetivoinvestigar e identificar que tipo de estratégias de ensino e recursos pedagógicos sãoimplementados para amenizar a exclusão dos adolescentes com necessidadesespecíficas nas aulas de dança, para isso os autores realizaram uma entrevistasemiestruturada com 15 professores de Dança dos Núcleos de Arte da Prefeitura doRio de Janeiro. Essa revisão de literatura desencadeou a ideia de realizar uma pesquisa de camponas escolas de Viamão, focando somente em uma escola, sendo ela a APAE. A investigação terá como objetivo identificar se os professores têm utilizado a dança como umaestratégia de inclusão ou como elemento didático-metodológico para oensino-aprendizagem dos estudantes com necessidades específicas. Seráproduzido um mapeamento na APAE e, como instrumentos de coleta deinformações, será utilizado um questionário.