Última alteração: 04-03-2020
Resumo
Conforme a tese de Bottan (2018), o bullying é uma palavra inglesa que engloba uma série de tipos de violência interpessoal, em qualquer esfera social ou faixa etária, mas que, no Brasil, tem sido particularmente usada para se referir à violência entre os alunos no ambiente escolar. De acordo com Catini (2004), o bullying é muitas vezes considerado como algo corriqueiro, comum, como algo que faz parte da vida escolar e que as crianças e os adolescentes deveriam ser mais fortes ao lidar com tais situações. É necessária a tomada de consciência de que o bullying é um problema sério, com conseqüências graves e que merece a atenção de professores, pais, pesquisadores e profissionais que atuam em escolas (Bandeira, 2009). Como o bullying tem uma alta incidência no ambiente escolar, entendemos que estudar esse fenômeno pode contribuir para ampliar a discussão sobre o tema, por isso, buscamos fazer um levantamento das ações de combate ao bullying que as escolas pesquisadas desenvolvem. Trata-se de uma amostra representativa de três esferas do Ensino Médio, da cidade de Viamão, uma escola particular, uma estadual e uma federal. Para tanto, estabelecemos como objetivos investigar se há projetos/ações propostos pelas escolas pesquisadas em relação ao combate ao bullying, analisar se o corpo docente é sensível ao bullying sofrido pelos alunos, investigar se a falta de desempenho escolar está relacionada ao bullying, identificar se há projetos nas escolas para combate ao bullying e compreender se os alunos reconhecem as ações de bullying no ambiente escolar. Para atingir os objetivos, realizamos uma investigação de campo na forma de uma visita às escolas, onde também foi aplicado questionários com os alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio, além de entrevista com alguns servidores. Então foi realizado um levantamento com os dados coletados e suas análises, também fazendo comparativos entre escolas públicas e privadas.