Última alteração: 04-03-2020
Resumo
O relógio do corpo humano, desenvolvido pela EMATER-RS, é um horto medicinal em formato de relógio, que reúne conhecimentos da medicina tradicional chinesa e plantas medicinais para o tratamento de enfermidades. O presente estudo foi inspirado a partir desta concepção, com o objetivo de apresentar um modelo didático de horto medicinal acessível e suas aplicações como ferramenta educativa em espaços formais e não formais. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Educação Ambiental do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS, Campus Viamão, para apresentação na Feira Literária de Viamão (FLV), em 2018. O modelo foi construído com 13 garrafas plásticas, sendo 12 com volume de 2 L e uma com volume de 5 L; 01 pallet de madeira; 25 kg de substrato para plantas e mudas de 19 espécies de plantas medicinais. As garrafas menores foram abertas na lateral para formar os vasos horizontais, que representam, cada um, duas horas do dia, e a garrafa maior foi aberta na parte superior para formar um vaso vertical, disposto no centro do modelo. Em seguida, as garrafas foram fixadas sobre o pallet, preenchidas com substrato e o plantio das mudas foi realizado. As plantas utilizadas para os respectivos órgãos e horários foram: dente-de-leão (Taraxacumofficinale, fígado, 1h-3h), pulmonária (Stachysbyzantina) e sálvia (Salviaofficinalis, pulmão, 3h-5h), tansagem (Plantago major, intestino grosso, 5h-7h), manjericão (Ocimumsp.) e hortelã (Menthasp., estômago, 7h-9h), salsaparrilha (Smilaxsp., baço/pâncreas, 9h-11h), pimenta (Capsicumsp., coração, 11h-13h), funcho (Foeniculumvulgare, intestino delgado, 13h-15h), mil-folhas (Achilleamillefolium), malva (Malva parviflora) e capuchinha (Tropaeolummajus, bexiga, 15h-17h), alcachofra (Cynarascolymus, rins, 17h-19h), melissa (Melissa officinalis, circulação, 19h-21h), alecrim (Rosmarinusofficinalis) e tomilho (Thymusvulgaris, sistemas digestório, excretor e respiratório 21h-23h), boldo (Peumusboldus, vesícula biliar, 23h-1h), babosa (Aloe vera) e capim-cidreira (Cymbopogoncitratus, pele). Além da FLV, apresentou-se o modelo em oficinas para professores do projeto de extensão “Hortas escolares” do IFRS, com aplicação de um questionário de avaliação ao final do evento. Os professores consideraram o modelo uma ferramenta pedagógica eficaz e acessível, com potencial para utilização em projetos de Educação Ambiental e Plantas Medicinais nas escolas.