Última alteração: 04-03-2020
Resumo
O conhecimento acadêmico vem sendo acumulado ao longo dos anos e é difundido à comunidade acadêmica através de artigos científicos publicados em revistas e periódicos especializados diariamente. Os artigos científicos são escritos de forma padronizada para que a comunidade possa compreender, propagar e utilizar os conhecimentos desenvolvidos a partir de suas pesquisas. Para manter a legitimidade, o embasamento teórico e evitar problemas relacionados a plágio, existem sistemas de regras estabelecidos para se referenciar corretamente os autores, entretanto, um grande problema enfrentado pelos acadêmicos é a grande diversidade de formatos e critérios existentes, muitas vezes similares, porém, distintos. Com o intuito de facilitar a gerenciamento e a execução das normas de formatação (referências e citações) foram criados softwares para auxiliar os pesquisadores a atenderem os regulamentos de cada instituição, dentre eles o Zotero, escolhido para este curso de extensão. Ele é um gerenciador de referências baseado na filosofia de de software livre e possui grande versatilidade, tanto pela alta quantidade de estilos de formatação que apresenta, quanto por ser compatível com processadores e criadores de texto como Google Docs, Libre Office e Microsoft Word. O projeto busca capacitar estudantes e pesquisadores a utilizar o gestor de referências Zotero como uma ferramenta potencializadora de produtividade, informar sobre a importância das citações e referências em artigos científicos e apresentar algumas bases de dados que auxiliam nas pesquisas acadêmicas. O curso será dividido em dois módulos, contendo cada um duas aulas, uma expositiva e uma prática. Como critérios de avaliação do projeto de extensão, foram elencados os seguintes itens: adesão da comunidade à ideia, a frequência de participação dos interessados, a execução bem-sucedida das atividades práticas e o feedback por parte dos participantes. No fim do curso, pretende-se efetivar a velocidade com que são feitos os artigos científicos e facilitar a transição de uma formatação para outra, auxiliando os interessados na produção de tais artigos.