Última alteração: 04-03-2020
Resumo
Haq (1995), Sen (2000), Fitoussi e Stiglitz (2012) demonstraram que o processo de desenvolvimento econômico deve ser avaliado além da esfera de renda. Com essa observação foi possível ter uma visão mais ampla do desenvolvimento, dando fundamento para que este atendesse a todas as dimensões humanas. Foi criado então o Índice de desenvolvimento humano (IDH), que mede o progresso de uma nação a partir de 3 dimensões: renda, saúde e educação, entre outros indicadores. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo analisar a evolução dos indicadores no município de Viamão/RS entre 2000 e 2010, e para compreender melhor essa trajetória será necessário observar e analisar os dados que compõem o Índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM). A pesquisa buscaainda, a partir dos dados que demonstraram piora em relação ao quadro nacional, atrair a atenção da administração municipal para fins de elaboração de políticas públicas. Para analisar os componentes do IDHM, a pesquisa será feita com uso do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (PNUD, 2013). Será utilizado, para análise, as unidades de desenvolvimento humano (UDHs) que perfazem o município de Viamão contrastando a evolução destes indicadores entre 2000 e 2010. A educação em geral teve um bom progresso, nenhum país assistiu à declínios na alfabetização ou nos anos de escolaridade desde 1970. Atualmente, as taxas de matrículas em países desenvolvidos e em desenvolvimento estão em 100% na educação primária, sendo que tiveram um progresso significativo na educação superior. Nos resultados obtidos no indicador de Educação entre2000 e 2010, é possível analisar que a taxa de analfabetismo aumentou nos bairros de Viamão: 71 pessoas de 11 a 14 anos do bairro Vila Elza foram afetadas negativamente por esta taxa. No bairro Itapuã/Águas Claras houve aumento de 60 pessoas analfabetas de 15 a 17 anos. Entretanto, houve um decréscimo na taxa de analfabetismo de pessoas de 18 a 24 anos nos bairros do município. No que diz respeito ao indicador de analfabetismo entre pessoas de 25 a 29 anos, o bairro Arroio Medanha/Caminho do meio foi o único que teve o aumento negativo (de 22 pessoas) dentre os 29 bairros do município. Ainda, pessoas com 18 anos ou mais, foram afetadas por esta taxa em dois bairros, o Açores Duque/Estrada do cartório com 19 pessoas afetadas e o Espigão B com 27. Com os resultados coletados no indicador de Educação - escolaridade é possível analisar que houve um avanço positivo em sua maioria, como o percentual de pessoas com 15 a 18 anos (ou mais) com fundamental completo. O único bairro que regrediu drasticamente foi o Itapuã/Águas Claras, havendo mais de 990 jovens de 18 a 20 anos sem o ensino médio completo. A partir da análise dos dados foram percebidos pequenos problemas de desempenho no que tange aos indicadores de analfabetismo de alguns bairros da cidade de Viamão. Ainda assim, a maior parte dos resultados no que tange ao campo da educação foram positivos.