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A busca pela verdade e o consumo consciente
Última alteração: 04-03-2020
Resumo
O objeto de estudo deste trabalho é o questionamento de como as ações promocionais de empresas impactam no comportamento de consumo consciente. Para alcançar esse objetivo, inicialmente foram encaminhadas leituras, para que fosse possível a compreensão do tema e ajudassem na criação dos objetivos geral e específicos. Na primeira leitura, foi possível perceber que nossa sociedade vem se estabelecendo através de um modelo que utiliza o consumo como um de seus pilares principais, onde o prazer e a satisfação por gastar com coisas que saciam seus desejos e necessidades, são, muitas vezes, moldados por um sistema moda e influenciados por ações promocionais constantes. Com base nessas informações, foram selecionados comerciais de empresas que instigassem tanto o consumo excessivo como o consciente, que de certo modo instiga ao consumidor buscar mais informações sobre o produto ou até consumir o mesmo de forma mais sustentável e responsável, e através deles estipularam-se perguntas para discussão. Com isso, realizou-se dois grupos focais com alunos da escola Novo Lar (Viamão/RS), com intuito de entender, do ponto de vista do consumidor, o que eles entendem por consumo, por consumo consciente e como essas ações de marketing impactam em seu consumo. Quando os alunos foram questionados sobre o que seria consumo, eles alegaram que é uma necessidade que geralmente resulta em exagero, quando perguntados de onde esse consumo exagerado é derivado, foi afirmado que ele deriva da vontade de compras de cada indivíduo, porém pode se perceber que conforme fomos lhes passando os comerciais, eles iam percebendo que alguns não induziam ao consumo exagerado, mas sim a uma forma de consumo mais consciente e sustentável. Nos próximos passos é esperado que haja a ampliação do roteiro e a adaptação do debate para que este possa ser aplicado em outras instituição de ensino.
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