Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Sofrimentos Psíquicos: O Estresse Docente no Ambiente Escolar de Viamão
Carolina Bender Machado, João Matheus dos Santos Santos, Lídia Almeida Nunes, Yasmim de Lima Sortil, Maria Eduarda Weisheiner da Luz, Rogério Foschieira

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


O sofrimento psíquico é um problema cada vez mais crescente no cotidiano. Esta pesquisa refere-se ao sofrimento, em específico o estresse presente no ambiente de trabalho, com destaque para o trabalho docente. Para 60% dos trabalhadores, seu ofício é a causa de algum tipo de sofrimento, segundo o International Stress Management Association (ISMA). Os sofrimentos psíquicos são a segunda principal causa de afastamentos do trabalho no Brasil, segundo o Ministério da Previdência Social. Os mesmos podem ser diversos e subjetivos para cada indivíduo, então resolveu-se focar no estresse. Pode-se dividi-lo em três classificações, de acordo com a Associação Americana de Psicologia: Estresse Agudo, Estresse Agudo Episódico e Estresse Crônico. O estresse é presente no cotidiano e é um sentimento puramente normal, que pode até mesmo auxiliar em alguns aspectos, como maior atenção e comprometimento, contudo em excesso é prejudicial para a saúde, tanto física quanto mental do trabalhador. O trabalho é visto como fator desencadeante na maioria dos casos de estresse (JAQUES, 2003). A área de trabalho escolhida foi a da educação, visto que a profissão de professor é considerada a quinta mais estressante de mundo (SWNS) e a segunda do país, atrás somente da carreira policial. Com este trabalho deseja-se identificar quais são os fatores que podem estar gerando o estresse dos docentes do ensino básico da cidade de Viamão. Buscam-se exclusivamente os fatores desenvolvidos dentro do ambiente escolar, desconsiderando os fatores externos à área de trabalho. Almeja-se também descobrir qual a correlação entre o estresse e o sofrimento psíquico; identificar quais seriam as possíveis soluções para o estresse dos docentes; analisar qual a causa mais recorrente desse sofrimento, e; identificar se há diferença no estresse de professores de escolas públicas e privadas. Para podermos alcançar nossos objetivos de pesquisa foi elaborado um questionário quantitativo, que será aplicado em professores de ensino básico de escolas públicas e privadas, sendo duas instituições de cada. Será, ainda, realizada uma entrevista qualitativa, agregando depoimentos de professores que se disponham a cooperar, dentro do primeiro grande grupo, para que se possa obter mais detalhes em profundidade sobre as causas do estresse apresentadas na etapa anterior.

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