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Sofrimentos Psíquicos: O Estresse Docente no Ambiente Escolar de Viamão
Última alteração: 04-03-2020
Resumo
O sofrimento psíquico é um problema cada vez mais crescente no cotidiano. Esta pesquisa refere-se ao sofrimento, em específico o estresse presente no ambiente de trabalho, com destaque para o trabalho docente. Para 60% dos trabalhadores, seu ofício é a causa de algum tipo de sofrimento, segundo o International Stress Management Association (ISMA). Os sofrimentos psíquicos são a segunda principal causa de afastamentos do trabalho no Brasil, segundo o Ministério da Previdência Social. Os mesmos podem ser diversos e subjetivos para cada indivíduo, então resolveu-se focar no estresse. Pode-se dividi-lo em três classificações, de acordo com a Associação Americana de Psicologia: Estresse Agudo, Estresse Agudo Episódico e Estresse Crônico. O estresse é presente no cotidiano e é um sentimento puramente normal, que pode até mesmo auxiliar em alguns aspectos, como maior atenção e comprometimento, contudo em excesso é prejudicial para a saúde, tanto física quanto mental do trabalhador. O trabalho é visto como fator desencadeante na maioria dos casos de estresse (JAQUES, 2003). A área de trabalho escolhida foi a da educação, visto que a profissão de professor é considerada a quinta mais estressante de mundo (SWNS) e a segunda do país, atrás somente da carreira policial. Com este trabalho deseja-se identificar quais são os fatores que podem estar gerando o estresse dos docentes do ensino básico da cidade de Viamão. Buscam-se exclusivamente os fatores desenvolvidos dentro do ambiente escolar, desconsiderando os fatores externos à área de trabalho. Almeja-se também descobrir qual a correlação entre o estresse e o sofrimento psíquico; identificar quais seriam as possíveis soluções para o estresse dos docentes; analisar qual a causa mais recorrente desse sofrimento, e; identificar se há diferença no estresse de professores de escolas públicas e privadas. Para podermos alcançar nossos objetivos de pesquisa foi elaborado um questionário quantitativo, que será aplicado em professores de ensino básico de escolas públicas e privadas, sendo duas instituições de cada. Será, ainda, realizada uma entrevista qualitativa, agregando depoimentos de professores que se disponham a cooperar, dentro do primeiro grande grupo, para que se possa obter mais detalhes em profundidade sobre as causas do estresse apresentadas na etapa anterior.
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