Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
MONITORIA MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Jenifer Moretto Graboski, Mateus Fernandes Pires, Adriano Andrejew Ferreira, Luci Fortunata Motter Braun, Ariela Milbrath Cardoso

Última alteração: 30-06-2020

Resumo


Ciências da Natureza é o estudo que engloba as áreas da ciência que destinam-se a estudar o universo como um todo. O projeto de Monitoria Interdisciplinar em Ciências da Natureza tem como intuito auxiliar os alunos do ensino médio técnico integrado e os alunos do ensino superior do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Viamão nos componentes curriculares de Química, Biologia, Física e disciplinas afins. O projeto conta com dois monitores em dois turnos, um monitor comparece as terças e sextas-feiras das 10h às 12h e a outra nas quintas-feiras das 14h às 18h. O objetivo desta monitoria é dar suporte aos conteúdos que os alunos recebem em sala de aula, prestando apoio em qualquer dúvida ou dificuldade que eles possam ter, além de incentivá-los a compreenderem a importância destas matérias e porventura desenvolver interesse pela Área das Ciências da Natureza. Este trabalho foca-se na monitoria realizada no turno da tarde, a qual tem ocorrido na biblioteca. Para tanto, os monitores, com a orientação dos professores estudam antecipadamente o conteúdo das disciplinas para, depois, monitorar os estudantes. Os conteúdos, exercícios ou trabalhos repassados a monitora, são feitos e estudados de antemão e as datas das provas também são comunicadas para que a monitora se encontre preparada e garanta uma monitoria adequada. Uma lista de controle de presença é compartilhada entre os monitores contendo o nome do aluno, a disciplina a qual ele procura ajuda, o curso e o motivo da procura. A procura maior no turno da tarde foi pela matéria de Biologia, e o motivo foi reforço de estudos para a prova. Para as outras matérias a procura foi baixa ou não teve. Embora o projeto esteja sendo executado pelo segundo ano consecutivo ainda é considerado novidade para os alunos, por isso a busca é pequena. Conclui-se que é notório a necessidade do projeto de monitoria para que o desempenho dos alunos, com dificuldades nesta área, venha a progredir, e que a procura venha a aumentar, pois é importante a permanência deste no campus, pois resulta em um projeto promissor.