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Ambidextria em TI, agilidade organizacional e capacidade de gestão da informação: implicações no processo de manutenção da COOPERNORTE
Ana Cristina Belomo Da Silva, Edison Lacerda Carvalho, Gabriela Oliveira Fiosen, Patrick Martins Mendes, Rafael Alfonso Brinkhues

Última alteração: 05-03-2020

Resumo


Atualmente com grande aumento de investimentos em Tecnologia da Informação no Brasil, ainda assim existem grandes desafios por parte dos gestores na exploração destes recursos de TI, mas também na exploração concomitante com os recursos já existentes. Para auxiliar nesta tarefa, a análise da  Ambidextria de TI e a Agilidade Organizacional e a Capacidade de Gestão da Informação, se mostram adequadas para lidar com este contexto. O objetivo desta pesquisa é aprofundar a análise das implicações das relações entre a Ambidextria de TI, a Agilidade Organizacional e a Capacidade de Gestão da informação no fluxo informacional do processo de manutenção da COOPERNORTE. A importância desta pesquisa se dá para melhor compreensão entre as capacidades e sua relação dentro da organização. Para explorar como ocorre todo o processo de manutenção e identificar as relações entre as capacidades, foram realizada entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, na sede da cooperativa com funcionários de setores envolvidos neste processo. Após as entrevistas concluídas foram feitas as transcrições do conteúdo, a seguir foi realizada a análise dos dados para a identificação do fluxo de informação do processo de manutenção da COOPERNORTE, na qual foi percebido três fluxos diferentes no processo. A ambidextria de TI foi observada desde o início do processo, os recursos de TI novos e preexistentes usados ​​simultaneamente. Parte da rede é monitorada por telemetria; por outro lado, a maior parte da rede não é coberta por essa nova tecnologia. As análises iniciais também mostram uma relação com a Capacidade da Gestão da Informação que é provavelmente influenciado pela ambidextria da TI e que também parece fazer sentido. Muitas oportunidades para acessar a mesma informação foram disponibilizadas durante o processo. O desempenho, neste caso, significa agilidade em relação à restauração de energia. O objeto central deste estudo foi o processo que começa com a informação de uma interrupção na oferta de energia até a recepção de informações indicando a conclusão da manutenção da rede e o restabelecimento da provisão. Mapear e organizar essas informações pode ser a chave para distribuir informações baseadas em necessidades de maneira rápida e adequada. Entretanto a relação entre a ambidestria de TI e a agilidade é reconhecida com base na adequação da estrutura interna, compondo melhor o conjunto de recursos. A próxima etapa do estudo de caso já está em andamento, que consiste nas observações nos setores que influenciam no processo de manutenção, para então conseguir fazer uma análise dos dados das entrevistas com as das observações, para então concluímos a pesquisa com uma proposta de intervenção como auxílio na COOPERNORTE.


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