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OBMEP no IFRS - Campus Viamão: Preparação para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Dainara Santolin, Adriano Beluco

Última alteração: 10-10-2019

Resumo


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas(OBMEP) é direcionada paraalunos do ensino fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e federais. Asescolas privadas podem realizar a prova mediante pagamento de uma taxa que,atualmente, é de quatro reais por aluno inscrito, com cobrança mínima de cem reais,correspondentes, portanto, a 25 alunos de qualquer nível. As provas são divididas em trêsníveis: o primeiro para alunos de 6º ou 7º ano do ensino fundamental; o segundo paraalunos de 8º ou 9º ano do ensino fundamental e o terceiro para alunos do ensino médio. AOBMEP ocorre em três fases: a primeira é realizada nas próprias escolas; a segunda érealizada em local escolhido pela própria organização, de acordo com as escolas inscritas ea terceira é a entrega das premiações (medalhas de ouro, prata e bronze, etc). O presenteprojeto foi desenvolvido através de uma iniciativa dos professores da área de Matemáticado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - CampusViamão(IFRS), no ano de 2018, com a implementação das primeiras turmas de EnsinoMédio Integrado no campus. A metodologia utilizada é a resolução de exercícios através daidentificação de problemas de interpretação e do desenvolvimento das questõesapresentadas, com o objetivo geral de auxiliar na preparação dos estudantes matriculadosnas turmas de Administração e de Meio Ambiente Integrado, para a participação nasOlímpiadas de Matemática. São, ainda, objetivos específicos: aprimorar a aprendizagem deconhecimentos matemáticos abordados nos conteúdos programáticos do ensino básico eestimular e desenvolver atividades que ampliem os conhecimentos numéricos dosestudantes. Os resultados obtidos na 1ª fase da OBMEP 2018 foram satisfatórios, uma vezque as 20 questões realizadas traziam conteúdos pertinentes aos quatro anos do ensinomédio. É importante salientar que os alunos participantes da 1ª fase estavam cursando o 1ºano do ensino médio e, dentre os que realizaram a prova, seis foram classificados para a 2ªfase, totalizando um percentual de 10% dos inscritos. Nenhum desses estudantes, noentanto, passou da 2ª fase. Já em 2019, dos alunos inscritos, 12 passaram para 2ª fase,totalizando um percentual de 10% dos inscritos. Verifica-se, portanto, que, depois do iníciodas atividades realizadas pelo projeto, os resultados melhoraram consideravelmente emcomparação ao primeiro ano da realização da prova da OBMEP.