Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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A INFLUÊNCIA DA LEITURA PARA O APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Murilo Palaver Hoff Pereira, Ana Clara Silveira Coruja, Isabella Steffens, Lara Maggi, fernanda borges, Cristiane Nascimento Stolte

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


A prática da leitura possibilita ao leitor um constante aprendizado, tornando-o protagonista na escolha de suas referências escritas. Através do contato com diferentes textos, pode se familiarizar com variadas opiniões e culturas de lugares nos quais nunca esteve. É fundamental ressaltar-se, que a leitura ainda amplia o vocabulário possibilitando melhor facilidade de expressão de seu próprio ponto de vista. Na escola é fundamental que os jovens sejam estimulados a desenvolverem o hábito da leitura, pois isso melhorará sua capacidade de interpretação e intervenção no mundo. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi verificar a importância da contextualização, através da leitura, sendo o textoa própria contextualização das palavras.A pergunta que guiou o presente processo investigativo foi “Será que é possível deduziro significado de palavras a partir da leitura?”. Para encontrar a resposta da questão elaborada se realizou uma dinâmica com 51 alunos do 4° ano do ensino fundamental. Inicialmente foi entregue aos estudantes uma folha com quatro palavras e pediu-se para que eles elaborassem um significado para cada uma delas. O grau de dificuldade das palavras escolhidas levou em consideração o nível de formação dos alunos, elas foram escolhidas com orientação da professora de português do colégio. Foi então lido o texto “A menina do vestido azul’, um pequeno conto, no qual estavam presentes as palavras escolhidas. Após o contato com a história, os alunos repetiram a mesma atividade, a fim de verificar se a contextualização das palavras teria auxiliado a elaboração do significado do vocabulário. A comparação entre as respostas antes e depois da contextualização dos vocábulos através da leitura foi feita através da correção das atividades, foi definido três classificações, “correto”, “parcialmente correto” e “incorreto”. Consolidando-se os dados verificou-se que o índice de acertos aumentou 3,92% e o índice de erros diminuiu 1,47% após o contato com a história. Observou-seainda que o número de estudantes que respondeu a segunda folha de atividades aumentou, sugerindo que após terem contato com a contextualização das palavras, ficaram mais seguros para elaborar o significado das palavras. Portanto, conclui-se que a leitura pode influenciar no aprendizado da língua portuguesa, proporcionando um aumento do vocabulário do jovem, devido a contextualização de novas expressões em diferentes textos.