Última alteração: 04-03-2020
Resumo
Os buracos nas estradas são um grande problema para a população. Os desníveis nas ruas são responsáveis por diversos acidentes trânsito ao provocarem frenagem bruscas ou desvios dos motoristas que transitam pelas vias. Ainda se pode salientar os danos materiais nos veículos decorrentes de buracos na pista. Assim, decidiu-se pesquisar uma solução paliativa para esse problema até que o conserto permanente seja possível. O objetivo da pesquisa foi verificar a viabilidade da utilização do fluido não newtoniano (FNN) para preencher buracos em estradas de uma maneira provisória. A hipótese de que FNN seriam adequados para preencher temporariamente os desníveis do solo se dá por sua característica de fluir como um líquido quando não há força sendo exercidas sobre sua superfície, o que permitiria que este se ajustasse aos diferentes formatos dos buracos nas vias públicas. Porém, quando ocorresse a passagem de um veículo, ou seja, uma tensão superficial no fluido, o material se comportaria como um sólido, não fluindo ou derramando-se na estrada. Inicialmente foi feito o preparo do FNN através de diferentes proporções de amido de milho e água. Testou-se as proporções de 1:2, 1:1 e 2:1 de amido de milho e água. Para avaliar a viabilidade de tapar um buraco com o FNN, foi executado um teste com uma bicicleta. As rodas passaram por um buraco contendo o FNN envolvido por uma película plástica e o comportamento do material foi observado. Além disso, foi feito um questionário para saber as opiniões das pessoas sobre o assunto. A amostra de FNN que se comportou de maneira adequada a finalidade pretendida nessa pesquisa foi a de proporção igual a 2:1 (amido: água). Foi possível preencher um buraco com FNN de maneira a permitir a passagem de uma bicicleta sem que fosse percebido o desnível no solo. Observou-se, porém, que o material plástico que envolve o FNN deve ser reavaliado para que não se rompa facilmente. Quanto às perguntas do formulário, evidenciou-se que 96% das pessoas entrevistadas acreditam que o problema de buracos em vias públicas é solucionado lentamente. Isso sugere a relevância de se desenvolver soluções paliativas, que solucionem de maneira rápida o problema até o conserto definitivo, reduzindo, assim, os transtornos percebidos pela população. Dessa forma, concluiu-se que o FNN apresenta potencial para ser usado para tapar provisoriamente buracos, pois aguenta bem a pressão, ele só precisa ser colocado em algum tecido ou lona forte.