Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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CIRANDA NO PARQUE
Kellen Oliveira de Freitas, Diovana Daugs Borges Fortes, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


O projeto Ciranda no Parque, visa desenvolver atividades como contação de história e práticas relacionadas a educação ambiental, utilizando-se de espaços não formais e naturais, proporcionando para a comunidade escolar atividades lúdicas em um espaço natural de seu meio. O projeto desenvolveu-se em parceria com a escola  “Lápis de cor, nova geração” com em média 45 alunos do ensino fundamental. A educação ambiental é uma temática abordada de forma secundária nas escolas e nas instituições de ensino em geral. Ao tratá-la como temática transversal, poderá ser aplicada naturalmente, sem nenhum tipo de abordagem específica que desvincule das atividades de aulas rotineiras. Espaços não formais como parques, unidades de conservação, pátio da escola e espaços públicos, são ambientes que podem ter o propósito de promover a educação ambiental, esses espaços não formais deveriam estar preparados para receber a comunidade escolar e um todo, assim como os espaços formais como escolas, que a grande maioria não consegue trabalhar a temática da educação ambiental. E por que não promover o desenvolvimento de espaços que proporcionem essa ambientalização dos alunos para com o meio que os cerca? Trazendo a sensação de pertencimento e de vivências. As atividades foram desenvolvidas com uma uma trilha, posterior a atividade foram feitas explicações e observações de conteúdos que os alunos aprenderam em aula, e no final das atividades os alunos fizeram  relatos de suas interpretações da trilha, entregues em forma de texto e desenhos. No desenvolver das atividades notou-se que, os alunos com algum tipo de influência para com o meio ambiente, apresentaram percepções bem formadas sobre o mesmo. A importância de se proporcionar espaços não formais para esses alunos, reflete nos resultados obtidos nas atividades: os alunos participaram ativamente e trouxeram questionamentos interessantes. A adaptação de espaços pode ser trabalhada pelas escolas, e a ambientalização de alunos não necessita estar engessada na sala de aula. Espaços públicos e até mesmo espaços abertos da escola, podem ser extensões de ensino para educadores, principalmente em anos iniciais que o lúdico agrega no aprendizado.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Percepção, Adaptação.