Última alteração: 13-11-2018
Resumo
A IFCITEC - Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS, realizada todos os anos no Campus Canoas, visa incentivar a aprendizagem através da pesquisa, instigando os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio a tornarem-se jovens pesquisadores e assim, desenvolverem projetos de inovação dentro do ambiente escolar, com o apoio dos docentes. Este projeto tem como objetivo principal analisar o impacto da IFCITEC na aprendizagem dos alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio do Campus Canoas do IFRS e como objetivos específicos analisar as produções científicas das edições da feira; verificar se existem práticas pedagógicas propensas à proposta da IFCITEC; entender o que representa, para os discentes e docentes, a participação na IFCITEC na posição de expositores de projeto. A metodologia utilizada para a realização deste projeto está pautada no teórico Pedro Demo, nos princípios do “educar pela pesquisa” proposto em sua obra homônima, que busca promover a aprendizagem significativa através da reconstrução de conhecimentos proporcionada pelo ensino a partir da metodologia científica. Para melhor compreender como os professores e alunos têm promovido essa construção de conhecimento o projeto utilizará ferramentas próprias das pesquisas qualitativas e quantitativas, tais como: descrições detalhadas dos processos que envolvem a realização da IFCITEC; catalogação e análise das produções científicas da feira; questionários e entrevistas para conhecer o que pensam os docentes e discentes sobre a IFCITEC e os processos de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa; construção de quadros analíticos sobre a incidência, ou não, do educar pela pesquisa nos componentes curriculares oferecidos nos cursos do Campus Canoas. Como resultados parciais, pôde-se constatar um aumento significativo do envolvimento dos docentes e discentes desde a primeira IFCITEC, na forma de maior número de trabalhos submetidos, conforme o passar dos anos, e uma elevação evidente na qualidade dos projetos apresentados. Atribui-se esse resultado, também, à possibilidade de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na formação do discente, bem como, da prática engajada do docente nas dinâmicas significativas que nascem da inter-relação entre o conhecimento do aluno e o conhecimento do professor. Nessa inter-relação, o docente é responsável por despertar no aluno a necessidade de desafiar suas certezas e buscar reconstruir conhecimento a partir do questionamento, da experimentação, da inquietação, etc. Além disso, torna-se notório que a IFCITEC fomenta que os discentes troquem saberes em seu espaço socializando o conhecimento gerado com a comunidade externa ao campus e permitindo que o mesmo alimente-se do diálogo entre os docentes e discentes que compõem diferentes realidades.