Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Gestão de conflitos em ambientes escolares na rede pública estadual de Viamão.
Anna Paula Pereira Campelo

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


O estudo observa o emprego de formas de gerenciamento de conflitos em ambiente escolar enquanto ferramentas de gestão. Na condução das análises, a escola é vista como uma instituição social, sujeita aos efeitos das transformações, crises, conflitos e tendências que se abatem sobre a sociedade. A estrutura organizacional da escola é atingida por fenômenos tais quais o aumento das desigualdades, as modificações dos arranjos familiares e das relações sociais, desemprego estrutural, flexibilização do trabalho, subemprego, emergência de novas tecnologias de informação e comunicação, que em conjunto acarretam novos e complexos desafios à gestão. A gestão administrativa tem evoluído com contribuições provenientes de diferentes áreas, capazes de fomentar melhorias e adequações das estruturas organizacionais às realidades. Assim, aportes de diversas disciplinas auxiliam os gestores a criar e a utilizar ferramentas e soluções mais adequadas aos contextos em que despontam conflitos e problemas. Nessa perspectiva, ganham relevo o desenvolvimento de valores humanistas, as noções de responsabilidade social e ambiental, e os patamares éticos e emocionais. A partir desses elementos, as ocorrências de violências no ambiente escolar são abordadas com instrumental interdisciplinar, que orienta o gerenciamento desses conflitos pelas equipes gestoras. A questão norteadora que orienta a elaboração do problema de pesquisa é: de que formas o gerenciamento de conflitos pode ser empregado como ferramenta de gestão no ambiente escolar? Para responder à questão problêmica, serão analisadas ocorrências registradas durante o ano de 2017 pelas escolas da Rede Estadual de Educação do município de Viamão na base de dados das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), política pública de iniciativa estadual voltada ao manejo de conflitos escolares. Também serão investigadas as alternativas escolhidas pelas respectivas gestões para o gerenciamento das ocorrências referidas. A estratégia metodológica desenhada para o estudo é exploratória-sequencial, combinando as abordagens quanti e qualitativa. Inicialmente, a moldura teórica do é delineada a partir de revisão bibliográfica acerca da gestão de conflitos escolares, subsidiando a análise dos dados registrados na base da CIPAVE, a fim de compor um panorama para instrumentalizar o exame dos casos que se destacarem, empreendendo-se visitações às escolas e entrevistas com os gestores. A pesquisa considera a necessidade de sintonia entre a gestão e as realidades da estrutura organizacional escolar, bem como a correspondência das ferramentas de gerenciamento de conflitos aplicadas para a promoção da cultura da paz.


Palavras-chave


Gestão escolar; Gerenciamento de conflitos; Escolas da rede pública estadual de Viamão