Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Um conto para cada encontro
Annia Dos Anjos, TÂNIA JUREMA FLORES DA ROSA AIUB

Última alteração: 13-11-2018

Resumo


Originário de uma proposição de leitura de contos nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura ministradas para o curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, este projeto vislumbra a iniciação dos estudantes na leitura de textos da literatura universal com o foco primordial de nutrir o gosto pela leitura de um gênero que apresenta clássicos mundialmente conhecidos, mas que não fazem parte da grade curricular do ensino médio. Dessarte, busca-se, durante as aulas levar os estudantes à apropriação de um conhecimento eclético da literatura, bem como à condução de uma postura de busca por novas fontes de leitura. Metodologicamente, essa prática desenha-se da seguinte forma: uma vez por semana, apresenta-se aos alunos um conto previamente escolhido de nacionalidade distinta, debate-se sobre a biografia do autor e seu perfil de escrita como, por exemplo, gênero, época e contexto histórico, social e político, foco narrativo, métodos de criação das personagens . A partir dessa leitura, é solicitada a pesquisa e redação de uma breve biografia no caderno individual chamado “Diário de Leituras”. Até o momento, a turma leu contos da literatura portuguesa, francesa, italiana, inglesa, brasileira. Programa-se para a continuidade do projeto a leitura de contos norte-americanos, japoneses, russos, árabes, entre outros. Por tratar-se de um trabalho realizado durante o período curricular, os textos servem de base para o estudo de conceitos de teoria literária concernentes à matriz prevista para a disciplina. Outrossim, questões da ordem de narração e descrição, tempo, tipos e gêneros textuais, uso de padrões de linguagem (formalidade e informalidade), preconceitos linguísticos, variação linguística, regionalismos, entre outros e a proposição de reflexão catártica sobre questões universais abordadas na literatura enriquecem o processo de aprendizagem e ampliam o horizonte de leituras, impreterivelmente, o gosto pela arte da literatura. Ademais, ao presenciar momentos de catarse (ARISTÓTELES, 2002) como a emoção de alunos durante a leitura em relação ao enredo e processos de mímesis (ARISTÓTELES, 2002; PLATÃO, 2004) faz com que a presente proposta encontre espaço para posterior desenvolvimento e continuidade.

 



Palavras-chave


Literatura;Ensino;Arte