Última alteração: 09-11-2018
Resumo
Este trabalho que está sendo realizado no IFRS-Campus Viamão,tem o objetivo de abordar a importância do ensino público no município de Viamão, buscando saber um pouco mais sobre a educação pública oferecida no Ensino Médio das escolas estaduais neste município pelos olhos dos próprios alunos. Através de pesquisas nas escolas pretendemos compreender como de fato está sendo implementado a educação pública. A razão para o desenvolvimento deste trabalho deve-se a preocupação com o desempenho dos estudantes do município de Viamão que segundo o relatório do (IDEB 2017),apresenta um baixo índice de aproveitamento principalmente nas disciplinas de Português e Matemática. Pelo fato de algumas das participantes desse grupo de trabalho terem experiências vividas em escola pública,elas se sentiram incentivadas a efetivar a pesquisa de campo.Quando nos referimos ao Ensino Médio público, queremos falar sobre como a maioria dos estudantes veem a escola pública onde estudam, tanto em relação à estrutura escolar quanto aos métodos de ensino utilizados para a aprendizagem. E quando citamos método de ensino, estamos falando sobre os efeitos negativos que a falta de um ensino implementado adequadamente pode interferir na educação dos alunos em relação a sua a entrada na faculdade ou no mercado de trabalho. A metodologia da pesquisa consistirá na aplicação de um questionário onde o objetivo será perguntar aos alunos do 1° ano do Ensino Médio como está sendo a adaptação deles e como eles enxergam o Ensino Médio a partir do que eles estão analisando desde que ingressaram no início do ano e para o 3° ano será perguntado como foi todo o processo do ensino médio e se eles se sentem preparados para a faculdade ou até mesmo o mercado de trabalho, e para isso selecionamos três escolas estaduais do município de Viamão. Esperamos um resultado que expresse bem a realidade dos estudantes das escolas estaduais de Viamão de tal forma que possamos colaborar para uma melhoria das mesmas.