Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Recursos humanos e seus paradigmas
Nicole Klein Pereira, Bruna Eduarda Beal, Dainara Santolin, Pâmela Avila Baldez, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 13-11-2018

Resumo


A gestão de pessoas é um conjunto de habilidades, métodos, políticas e práticas que tem como objetivo administrar o comportamento e fortalecer o capital humano dentro das organizações. Quando trata-se de um departamento, este tem como função a disseminação da cultura organizacional e, portanto, deve conhecer todos os processos internos e mecanismos que fazem empresa funcionar. Devido à importância desta área, esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de informar as principais funções a serem desempenhadas pelos gestores que pretendam atuar com a temática dentro das organizações. Para a realização deste estudo, foram feitas diversas pesquisas bibliográficas, tendo-se como fontes livros acadêmicos sobre a área de gestão, artigos e sites sobre o tema. Dentre as principais funções de um gestor de pessoas dentro de uma empresa estão: motivar seus funcionários por meio de dinâmicas para promover o crescimento profissional; treinar e desenvolver funcionários novos dentro da empresa ou organização; garantir a vantagem competitiva da empresa em relação às concorrentes; garantir um ambiente de trabalho favorável e saudável para seus funcionários para, assim, os motivar a trabalhar; ajudar seus funcionários a se adaptarem em mudanças no organograma ou na área de trabalho da organização; garantir a ética de todos seus funcionários, vindo primeiro de si mesmo; agregar pessoas novas à empresa por meio de entrevistas, usando suas habilidades para tratar com possíveis futuros colaboradores de uma organização. Outras atividades importantes a serem desempenhadas são: recompensar seus funcionários não apenas com aumentos em seus salários, mas, também, com prêmios, promoções ou outras qualificações; monitorar o ambiente de trabalho, sempre promovendo aos funcionários um ambiente agradável onde todos se sintam confortáveis e felizes em trabalhar. Os estudos realizados mostram o quão importante a gestão de pessoas é para uma empresa, já que, acima de tudo, o bem estar do funcionário dentro do local de trabalho é extremamente relevante para o desempenho de toda a empresa. Um funcionário mal pago e estressado no local de trabalho pode acabar não realizando suas atividades de forma eficaz e gratificante, tanto quanto um colaborador que está realmente feliz com o local de trabalho onde passa todos os dias. O Brasil foi um dos pioneiros na criação da área de Gestão de Pessoas, já que, após a criação dos direitos trabalhistas durante o governo de Getúlio Vargas, as empresas brasileiras foram obrigadas a rever a imagem que tinham de seus funcionários.

 


Palavras-chave


gestão de pessoas; administrar; capital.