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Agilidade, ambidextria de TI e capacidade de gestão da informação: um estudo de caso na COOPERNORTE
Alexandre Romanzini Alves

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


A Capacidade de Gestão da Informação (CGI) é a habilidade de gerenciar dados, mapear e distribuir as informações que permitem o ajuste organizacional para responder às necessidades e direções do mercado. A emergência de novas tecnologias gera um aumento na quantidade de informações e, como consequência, torna o desenvolvimento dessas capacidades um imperativo para que as organizações consigam lidar com o crescente fluxo de informações disponíveis; no entanto, pesquisas de mercado apontam para a estagnação dos investimentos em Tecnologia da Informação (TI). Assim, os esforços devem se concentrar em explorar os recursos novos e, também, em extrair valores dos recursos existentes simultaneamente - Ambidextria de TI. Essa capacidade mostrou-se influenciar a Agilidade organizacional por meio de outras capacidades. A relação da Ambidextria de TI, da Agilidade com a CGI foi preliminarmente explorada na etapa anterior desse projeto. O objetivo desse trabalho é aprofundar a análise das implicações das relações entre essas três capacidades organizacionais no fluxo informacional do processo de chamados de manutenção da Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento do Litoral Norte - Viamão/RS (COOPERNORTE). A cooperativa, fundada em 1975, compra energia da Companhia Estadual de energia elétrica (CEEE) e redistribuí para as regiões rurais, existem mais de 7 mil associados em uma extensão de rede média e baixa tensão de 852,076 Km. O processo de manutenção da rede elétrica representa um dos maiores custos da organização e tem influência no desempenho da empresa, não só pelo impacto financeiro, mas também pela relação direta com atendimento do propósito organizacional e da satisfação dos associados. Essa satisfação resulta da agilidade com a qual a empresa consegue atender aos chamados de manutenção e restabelecer o fornecimento de energia. O fluxo informacional desse processo inicia-se na percepção da interrupção da distribuição em algum ponto da rede de eletricidade. Essa informação pode por telemetria ou por chamado de algum consumidor. O chamado pode ser realizado por telefone, pelo website ou por aplicativo móvel. A central identifica a unidade de manutenção disponível mais próxima do ponto de interrupção relatado através do sistema de georreferenciamento da rede e dos equipamentos de rastreamento via satélite das unidades móveis. Anteriormente, o atendimento do reparo era realizado pelo preenchimento de formulários por funcionários de campo, o qual, posteriormente era inserido no sistema da empresa. O gerenciamento dessas informações está sendo substituído por outro que utiliza um tablet - pelos funcionários da manutenção - inserindo os dados diretamente no sistema e de forma instantânea ao atendimento do chamado.  Para verificar as relações entre CGI, Ambidextria de TI e Agilidade essa pesquisa está se valendo do método de Estudo de Casos através de entrevistas, observação direta e análise documental. Espera-se que o estudo consiga a partir da análise desse caso identificar as formas pelas quais a gestão da informação, alinhado a exploração de novas e atuais tecnologias empregadas conferem maior agilidade no atendimento no processo de atendimento dos chamados de manutenção da COOPERNORTE.

 


Palavras-chave


Agilidade, Ambidextria de TI, Capacidade de Gestão da Informação

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