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Marketing de Conteúdo: Estratégias para uma nova escola de inglês ingressar no mercado
Rafaela Moraes Cardoso, Pablo de Almeida Coutinho, Eduardo Sabaini de Melo

Última alteração: 27-11-2018

Resumo


Foi proposto na disciplina de comércio eletrônico da turma de Processos Gerenciais, um trabalho sobre estratégias de marketing para uma empresa no ramo de e-commerce, no qual os alunos deveriam escolher algum segmento de mercado para atuar. Com o intuito de servir de base para este estudo, foi escolhida uma escola de idiomas (fictícia) nomeada Ingesp, que oferta cursos de língua inglesa e espanhola, mas com foco principal no comércio eletrônico, atendendo o país inteiro, sendo sua estrutura física localizada na cidade de Porto Alegre (RS). Esse projeto tem como objetivo analisar possíveis falhas que podem ocorrer ao se utilizar o comércio eletrônico como veículo de interação com os clientes, assim como propor estratégias baseando-se no marketing de conteúdo, para essa nova escola de idiomas ingressar neste segmento de mercado, sendo maior parte de sua estrutura on-line. Segundo Rez (2017), o marketing de conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar um público claramente definido, com o intuito de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro. Foram elaboradas diversas estratégias para que a Ingesp consiga se consagrar tanto no ramo de escolas de idiomas, bem como no ramo de comércio eletrônico, analisando os veículos de mídias digitais e propondo estratégias segmentadas para cada um desses canais e a melhor maneira de usá-los de forma a atingir o público alvo da empresa com maior eficiência. Entre as referidas estratégias propostas destaca-se: ofertar diferentes modalidades de cursos, com conteúdos específicos para determinadas necessidades de aprendizado. Utilizar as plataformas de e-commerce para se engajar e gerar interação com o público, e, também analisar os possíveis erros que podem ser cometidos ao utilizar essa plataforma e propor soluções. Ademais, com base na revisão da literatura sobre o tema foi constatado que o marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental para empresas que desejam se conectar ao público de maneira mais efetiva e engajada, de forma que se pode apresentar os produtos ou serviços de forma indireta enquanto cria-se influência no comportamento do consumidor.