Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Falhas no comércio eletrônico, Woman’ Style
Sandra de Almeida Viegas, João Batista Woichoski Leal, Jacqueline Rodrigues Foschiera, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


A Woman’s Style é uma loja online, que foi criada por um grupo de alunos do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS durante um trabalho do componente curricular de Comércio Eletrônico, para elaborar estratégias de atuação via ferramentas de marketing digital e comércio eletrônico. A ferramenta escolhida para divulgar produtos e potencializar as vendas foi o Facebook. A loja é especializada em roupas executivas e acessórios, visando atender ao público feminino na faixa etária de 25 a 45 anos, que desejam peças de qualidade e praticidade, podendo ser utilizadas desde o trabalho até outras ocasiões, como um happy hour. A questão que abordaremos neste trabalho, são as falhas que podem ocorrer no Comércio Eletrônico. Para esse estudo, pesquisamos diversos sites sobre o assunto e também registramos relatos empíricos. Descobrimos que as situações mais recorrentes nesse processo são: problemas com a logística de distribuição e os constantes atrasos nas entregas – queixa comum entre os clientes,  a falta de preocupação com a comunicação e divulgação da loja, problemas com atendimento e relacionamento com os clientes - que podem causar sérios danos na reputação da empresa, ausência de acompanhamento nos relatórios gerenciais e indicadores, que servem para orientar qual a melhor estratégia de negócios, e por último, o cuidado com as fraudes no mundo digital, muito frequentes hoje em dia e que causam enormes prejuízos para clientes e empresas. Através de pesquisas, podemos concluir que para evitar essas falhas, seria necessário primeiramente ter parcerias com empresas de boa reputação e credibilidade nos processos logísticos, que utilizam a automação para garantir a eficiência dessa atividade, bem como prever um prazo maior, para ter garantias de entrega. Investir na comunicação visual da loja e estreitar o relacionamento com os clientes, atendendo suas solicitações dentro de prazos enxutos, seriam ações indicadas na área de Comunicação; e se necessário, contratar um profissional dessa área para auxiliar nesses processos. Outra ação, seria detalhar o máximo possível as informações dos produtos, com clareza, para que o cliente não tenha dúvidas e acabe desistindo da compra. Para a questão das fraudes, seria importante utilizar sistemas antifraude que garantam segurança nas transações, que poderiam ser: validação de código de segurança dos cartões de crédito, rastreamento dos dispositivos de compra, registros em bancos de dados, serviço de verificação de endereço, entre outros. Podemos verificar, através desse levantamento, que com as soluções que foram citadas, é possível prevenir esses tipos de falhas tão recorrentes, as quais podem fazer a diferença no sucesso da empresa e na satisfação e fidelização dos clientes.


Palavras-chave


Comércio Eletrônico; Roupas Femininas; Facebook; Falhas nos Processos