Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Monitoria interdisciplinar de biologia e química
Maria Eduarda Gross, Ariela Milbrath Cardoso, Adriano Andrejew Ferreira

Última alteração: 08-11-2018

Resumo


A Monitoria Interdisciplinar é um projeto de ensino, que auxilia os estudantes do ensino médio integrado nas matérias de Biologia, Física e Química e, conta com a assistência de duas monitoras. Este trabalho tem foco na monitoria das disciplinas de Biologia e Química e tem por objetivo aumentar a capacidade de compreensão daqueles alunos que possuem dificuldades nas matérias de Biologia e Química e estimular o interesse pelo estudo destas disciplinas, para que assim possa sobrevir o interesse pelas Ciências da Natureza. O local onde acontecem as monitorias é na biblioteca do Campus Viamão (IFRS), em dois dias da semana: nas terças e quintas-feiras. O horário é das 9h 30 às 11h 30, pois os estudantes tem o horário regular do curso, à tarde. Para que os estudos ocorram, a monitora estuda antecipadamente o conteúdo que os alunos têm em sala de aula. Para isto, conta com o auxílio dos professores orientadores do projeto. Por conseguinte é aplicado o estudo de forma descomplicada e flexível aos estudantes. Como proposta do projeto foi elaborada uma apostila de Química, com a intenção de gerar um material prático e de fácil assimilação, com conteúdos e exercícios referentes ao primeiro ano do ensino médio, vistos em sala de aula. Para a Biologia foram preparados resumos dos conteúdos vistos em sala de aula. Com o intuito de ter o controle dos alunos que frequentam os estudos, os mesmos assinam uma lista de presença referente à sua turma e a qual matéria procuram por auxilio, nos dias em que participam do projeto. A monitoria para a disciplina de Biologia é uma das mais procuradas até o presente momento, porém, existe uma preocupação com esta demanda, visto que a mesma ocorre principalmente em época de provas, o que deixa a tarefa fatigante para os alunos que necessitam dos estudos, já que estes não possuem o costume de exercitar as disciplinas que possuem maiores dificuldades. Para as monitorias de química a procura ainda encontra-se baixa, visto que este projeto é novo, bem como o ensino médio integrado que iniciou neste ano de 2018, com suas primeiras turmas no Campus Viamão. Assim sendo, conclui-se que este projeto tem potencial para que o desempenho dos alunos venha a melhorar. Embora a procura seja baixa, torna-se importante à persistência deste projeto de monitoria, pois se ele mostrar os resultados positivos que possui, mais alunos começarão a frequentar as atividades.


Palavras-chave


Apostila; Médio Integrado; Ciências da Natureza