Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Comportamento de consumo de espumantes no Brasil
Estela Maris dos Santos Arruda, Pablo de Almeida Coutinho, Rafaela Moraes Cardoso, Tamires Borges Peres, Priscila Silva Esteves, Cristiane Silva Esteves

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


A produção e comercialização de espumantes de empresas do Rio Grande do Sul mais que dobrou, na última década, demonstrando a relevância deste produto para a economia nacional, sendo o  estado, expressivamente, o maior produtor do país. É relevante que a captação e fidelização de consumidores seja realizada por meio de abordagens de marketing baseadas em informações mais precisas sobre este perfil de consumidor para um desenvolvimento constante e sólido desse setor no Brasil. A partir disso, é possível adaptar os produtos, a comunicação por parte das empresas do setor e as abordagens necessárias para satisfazer de forma plena às expectativas dos clientes. Poucas  pesquisas empíricas abordam o comportamento do consumidor de vinho no Brasil, normalmente elas são focadas em países com tradição expressiva em termos de história e volume de produção e não há muitos estudos sobre o mercado de espumantes especificamente. Diante desse cenário, torna-se relevante entender como é o comportamento do consumo de espumantes pela população brasileira e quais os fatores que mais determinam a sua escolha

Palavras-chave


espumante; comportamento do consumidor; marketing