Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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A IMPORTÂNCIA DAS TRILHAS INTERPRETATIVAS PARA A PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Diovana Daugs Borges Fortes, Kellen Oliveira de Freitas, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


Espaços não formais de ensino como trilhas interpretativas permitem ao aluno a possibilidade de construção de novos saberes a partir de conhecimento já estabelecido. Assim a trilha interpretativa permite ao aluno o aprendizado de diversas temáticas ambientais, como a biodiversidade e sua importância em todo o sistema. O estudo em questão realizou-se com 16 alunos do sexto ano do ensino fundamental, sendo 3 meninas e 13 meninos no município de Viamão com o objetivo de ensino-aprendizagem em ambiente externo a sala de aula para maior apropriação da importância e pluralidade da biodiversidade. Foi desenvolvida atividade de uma hora em que os alunos foram guiados pela trilha demarcada na área da escola observando aspectos como vegetação exótica e nativa, liquens, coloração do espaço e o processo de fotossíntese, sons da natureza e conceito de sustentabilidade bem como sua importância. Após a atividade prática responderam um pequeno questionário: o que são liquens? Como eles se formam? Qual a função e importância dos liquens? O que significa falar sustentabilidade? Essa pequena pesquisação tem por objetivo analisar a trilha interpretativa como recurso de educação ambiental com ênfase na biodiversidade. Através das perguntas aplicadas, percebemos que a aprendizagem sobre liquens foi adquirida pelos alunos na quase totalidade, sendo respondido por alguns alunos para a primeira questão “liquens são formados por simbiose” conteúdo não lecionado em sala de aula, mas aprendido durante a caminhada na trilha. Quanto a sustentabilidade houveram respostas como “é cuidar da natureza para as próximas gerações”, “é guardar alguma coisa para as próximas gerações”, “tudo o que temos não é só nosso, é das próximas gerações também” que indicam a necessidade de desenvolver o sentimento de pertencimento nos alunos para o cuidado da natureza no real sentido de sustentabilidade. Através da vivência, percepção e apropriação do meio ambiente nos diferentes sentidos, de ouvir, sentir, cheirar e ver a pluralidade de cores, tamanhos, espécies os alunos do ensino fundamental constroem uma melhor relação de pertencimento com o espaço natural a que tem convívio.

Palavras-chave


Sustentabilidade, Educação Ambiental, Trilha Interpretativa.