Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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ESTUDO DOS LÍQUENS: PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DO SÉCULO XXI
Carmem Regina da Silva Pereira, Alexandre Vitória, Ana Luisa Fogaça Bernardino, Lara do Nascimento Sábio, Luis Henrique Colares da Silva, Mateus Portz da Silva, Pedro de Souza Brusch

Última alteração: 08-11-2018

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo voltado à educação em Ciências no século XXI, com ênfase em atividades que envolvam ensino e aprendizagem de Ciências incorporadas às atividades de Educação Ambiental, em contextos relacionados à vivência escolar dos alunos, de modo integrado as atividades desenvolvidas em trilha ecológica, levando o saber para além da sala de aula e buscando seu reflexo no dia – a – dia. Com abundante abrangência de recursos naturais existentes no local que podem ser foco de pesquisa, o tema destacado foi sobre o estudo dos Líquens, assunto frequente no decorrer das saídas de campo que são realizadas nas trilhas da escola. Neste contexto, explorar o conhecimento dos alunos sobre o tema, como conceitos e ampliar descobertas, como contribuições da presença dos Líquens na natureza, para o meio em que os alunos se encontram imersos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos 06 alunos de uma turma de ciências do 6º ano do ensino Fundamental II, de uma escola particular do município de Viamão – RS. A escola apresenta três trilhas ecológicas sendo uma delas escolhida para os registros do estudo. Os instrumentos para obter informações constaram de uma questão inicial para verificar as concepções prévias dos alunos; um diário de campo com registro dos encontros; registros de imagens e um questionário final, com depoimentos auto-avaliativos sobre o trabalho vivenciado.Todas as informações obtidas foram analisadas segundo a metodologia de Análise Textual Discursiva, resultando em categorias, definidas a partir dos questionamentos de pesquisa: Líquens: reconhecendo as ideias prévias dos alunos; As aprendizagens dos alunos: processo de transformação. Foi constatado que, conforme os depoimentos, os alunos apresentavam poucos conhecimentos prévios sobre o tema. Consideraram significativo vivenciar a proposta devido à presença expressiva dos Líquens no espaço escolar que fazem parte. Além disso, se oportunizou contextualizar cientificamente aspectos importantes sobre os líquens, como indicadores da qualidade do ar da região focalizada.

Palavras-chave


Ciências, Educação Ambiental, Líquens

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