Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Experiência da monitoria de língua espanhola em ensino e extensão
Dainara Santolin, Daisy da Silva César

Última alteração: 08-11-2018

Resumo


Com a recente introdução do ensino da língua espanhola no IFRS - Campus Viamão, tanto no Ensino Regular (Ensino Médio Integrado) como no Curso de Formação Continuada em espanhol básico, percebeu-se a necessidade da criação de um sistema de monitoria que atendesse as demandas de ambas as modalidades de ensino, auxiliando os aprendizes através do acompanhamento da aprendizagem, para a retomada de conteúdos e resolução de dúvidas. A monitoria atende estudantes dos cursos básicos de espanhol e da disciplina de Espanhol Instrumental do ensino médio integrado com Administração. O trabalho é constituído por uma sequência de atividades propostas pelo bolsista e pela docente a fim de proporcionar a aprendizagem do idioma, motivar os estudantes, de forma fácil e divertida. São feitas explicações do conteúdo de aula e desenvolvidas atividades extras, com o objetivo geral de capacitar os aprendizes para utilizar a língua espanhola como meio de comunicação em diversas situações, com ênfase no enfoque comunicativo e no desenvolvimento das quatro habilidades (leitura, escrita, fala e audição) no caso do ensino no Curso de Formação Continuada e, no caso do Ensino Regular, com enfoque na aprendizagem do idioma no nível instrumental voltada para a Administração. Os objetivos específicos são: aumentar o interesse pela língua, além de melhorar a compreensão de conteúdos específicos de acordo com o nível estudado, considerando cada modalidade e as demandas particulares de cada estudante. A monitoria tem demonstrado resultados positivos para estudantes que buscam este recurso, fazendo com que eles consigam alcançar seus objetivos. Observa-se também que a participação neste projeto apresenta resultados significativos para a bolsista, pois tem proporcionado uma maior compreensão dos assuntos estudados, através da retomada de conteúdos e de um maior aprofundamento das questões trabalhadas, além de ter a oportunidade de melhorar a comunicação e a forma de expressão em relações interpessoais. O projeto também oportuniza o contato com outras culturas através da participação em atividades culturais e artísticas, como o projeto do Sarau Cultural desenvolvido no IFRS - Campus Viamão e também de outras propostas que estão sendo planejadas para promover a conversação em espanhol e a vivência da cultura latina. A monitoria no curso de formação continuada ainda apresenta baixa procura por parte dos estudantes. Desta forma, faz-se necessário pensar em outras formas de divulgação. Por outro lado, apresenta uma boa procura por parte dos alunos do ensino médio integrado, que demonstram melhora significativa no seu desempenho em língua espanhola e, por consequência um melhor aproveitamento escolar na disciplina.


Palavras-chave


Monitoria; Aprendizagem; Língua Espanhola