Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Sábados letivos integradores e interdisciplinares no Campus Viamão
Jean Marques Brizola, Giovâni da Rosa Santos, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, Giseli Paim Costa, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 16-11-2018

Resumo


A organização de um calendário acadêmico deve prever as interrupções nas atividades escolares que ocorrem ao longo do ano letivo, e assim, estabelecer momentos em que estas atividades devem ser recuperadas. A consecução de sábados letivos integradores é um dos mais eficientes modos de cumprir a carga horária das disciplinas que sofrem com estas cessões. O projeto de ensino Sábados Letivos Integradores e Interdisciplinares nasce a partir da necessidade de trazer para o Campus Viamão atividades realizadas em sábados letivos capazes de garantir a atratividade do ambiente escolar por parte dos discentes. Pois, é averiguado, partindo de experiências anteriores, que há uma baixa adesão dos alunos quando as atividades realizadas nestes dias não são pensadas de forma integradora e interdisciplinar. Desta forma, o projeto encarrega-se de propor, planejar e realizar atividades de caráter criativo, inovador e multidisciplinar para estimular a presença dos estudantes aos sábados letivos. Ademais, o projeto deve ser capaz de promover uma maior integração entre os estudantes dos mais distintos cursos da instituição, a fim de incentivar a troca de experiências e conhecimentos. Ainda assim, estas ações contribuirão para a formação acadêmico-profissional dos discentes. Portanto, é fundamental que estas atividades sejam pensadas em conjunto dos estudantes, para que se haja um planejamento capaz de atender às suas demandas. Sendo que, as ações devem ser idealizadas pelos docentes, coordenadores de cursos e bolsistas, a partir da necessidade de tornar o ambiente acadêmico mais atrativo aos alunos. No ano letivo de 2018, foram realizadas duas atividades de caráter criativo, integrador e interdisciplinar em sábados letivos, a Festa Junina do Campus Viamão, que teve por objetivo estimular a organização e planejamento das turmas, bem como, incentivar o espírito empreendedor dos alunos, por meio da proposta de que estes montassem barracas correspondentes a uma atividade, como brincadeiras e alimentos, e os discentes teriam de vender aquilo que ofereciam ao público interno e externo ao Campus. E o Sábado de Orientação Empresarial, proposta que visava os alunos da área de Gestão, onde estes teriam de propor soluções a problemas de empresários locais, desta forma, a atividade tinha por objetivo desenvolver as habilidades de análise situacional empresarial por parte dos alunos, bem como, desenvolver a capacidade de resolução de problemas destes, e ainda, promover a integração entre os estudantes deste eixo do Campus. Sendo assim, pôde-se concluir que estas ações foram capazes de elevar a adesão, por parte dos discentes, aos sábados letivos, além disso, promoveram a integração e a troca de conhecimentos entre estudantes de diferentes cursos da instituição, e ainda, estimularam a curiosidade e o interesse dos alunos, em relação às atividades. Desta forma, atendendo às expectativas dos docentes e bolsistas participantes do projeto.

 


Palavras-chave


sábados letivos; atividades integradoras; educação

Texto completo: PDF