Última alteração: 21-11-2018
Resumo
O e-commerce vem modificando as formas tradicionais do comércio, trazendo conceitos que aproximam cada vez mais consumidores e produtos de maneira rápida, eficiente e competitiva no mercado mundial. E-commerce ou comércio eletrônico é quando ocorre qualquer forma de transação comercial desenvolvida a distância por via eletrônica, nisso se incluem websites, redes sociais e mensagens via smartphones. Entre as principais vantagens para os consumidores estão: a rápida comparação com produtos semelhantes, maior variedade de opções, maior acesso a informações e troca de experiências sobre os produtos com a comunidade online, para compreender essas mudanças, foi proposta a criação de uma empresa fictícia que atuaria comercializando produtos por este meio. Observando a tendência de crescimento da importância da alimentação saudável pela sociedade, assim como do surgimento de restaurantes naturais e do aumento da demanda por produtos saudáveis, foi sugerido um clube que vende assinaturas de comidas saudáveis para o Brasil inteiro, onde foram analisados os principais cuidados no ramo de alimentação em um negócio digital. No desenvolvimento deste trabalho, constatou-se que, dependendo da distância geográfica dos possíveis compradores, o comércio de produtos perecíveis pode ficar prejudicado. Também foi criada uma marca, a “Saudáveis in Box”, composta por nome, logotipo e slogan, a partir disso, é há um potencial para oferecer benefícios emocionais, além de servir de base para criação de estratégias de marketing. Ao definir o produto a ser comercializado, foram levados em conta alguns atributos, como as categorias mais comuns desse tipo de produto: integral, orgânico, fitness. Outro ponto importante é sobre a criação da embalagem, visto que a distribuição proposta seria via correios e deveria ser uma caixa, conforme o nome escolhido para o empreendimento (in box do inglês significa “dentro da caixa”) que deve acomodar todos os produtos de maneira segura para o transporte, ser facilmente identificada e proporcionar praticidade ao consumidor. Os procedimentos metodológicos utilizados foram consultas a referências bibliográficas sobre as áreas de marketing e comércio eletrônico e a sites especializados no e-commerce nesse mesmo ramo. Ao final do trabalho, ficaram evidentes algumas dificuldades em vender produtos alimentícios pela internet: a distância dos compradores limita as opções para produtos não perecíveis e o transporte, que requer uma embalagem que seja resistente, o que aumenta o custo da mercadoria. Mas também ficaram claras algumas oportunidades: a forte tendência ao consumo saudável proporciona as pessoas uma percepção maior de valor aos produtos e a marca, bem como a busca por informações que levam as pessoas a buscarem cada vez mais esse tipo de produto na internet.