Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Saudáveis in Box: ferramentas digitais
Fernando Schwartzhaupt Noroefé, Marcelo Antonio Cavalleri, Maurício Damião Dias Souza, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


As influências das ações de marketing digital estão cada vez mais presentes nos processos de compra e venda on-line, bem como uso das novas mídias e ferramentas de comunicação. Com o objetivo de relacionar os conceitos do marketing digital com as práticas de comércio eletrônico, foi criada uma empresa fictícia que proporcionasse objetividade para a pesquisa: a Saudáveis in Box, um clube que vende assinaturas de comidas saudáveis pela internet. A metodologia foi baseada em referências bibliográficas e em testes no ambiente digital.  Segundo Kotler (2017), dentro do contexto de marketing digital, o mix de marketing formado pelos quatro Ps – produto, preço, praça e promoção – devem estar associados ao que ele define como os quatro Cs: co-criation, currency, communal activation e conversation, visando proporcionar uma participação maior do consumidor. A co-criação, co-criation seria utilizada para definir as características dos produtos junto com os possíveis compradores. A moeda (currency) diz respeito a uma precificação mais dinâmica, que embora já exista, se torna ainda mais precisa com o acesso rápido à informação. A ativação comunitária (communal activation) está associada à exigência dos consumidores por acesso quase instantâneo aos produtos, onde a empresa deve estar bem próxima do comprador, ou utilizar pessoas próximas do mesmo para fazer a distribuição do produto ou serviço. A conversa (conversation) é o modo como a empresa oferece a comunicação e possibilidade de avaliação para seus produtos. Outros pontos também devem ser levados em consideração, segundo Costa (2007), a empresa de comércio eletrônico deve assegurar a segurança da compra através de autenticação, integridade e privacidade, o que pode ser feito através de sistemas eficientes e políticas de vendas transparentes. Para colocar em prática esses conceitos, foram determinadas algumas ferramentas digitais gratuitas, com potencial para alcançar o público desejado. Como forma de garantir a segurança da compra, foi criado um website, por questões de facilidade e custos a plataforma escolhida foi o Wix, com alta possibilidade de customização e gestão dos preços. Para conquistar e engajar novos clientes foi criado um perfil no Instagram, que permite propagar promoções através de hashtags, e também aproveitar o hábito que uma parte do público possui de fotografar as refeições. Foi criado também um perfil comercial no WhatsApp Business, para ser utilizado como ferramenta de relacionamento com os clientes, possibilitando uma comunicação mais próxima e um feedback mais rápido acerca do produto, sem contar que segundo dados do We Are Social (2017), o WhatsApp é a terceira plataforma social com mais usuários ativos no mundo. Conclui-se que o comércio eletrônico vem mudando os conceitos do comércio, modificando as estruturas tradicionalmente estabelecidas e trazendo uma nova forma para aproximar cada vez mais os consumidores, produtores e o produto, e como resultado as pequenas empresas conseguem, com pouco investimento, competir com grandes empreendimentos e utilizar de ferramentas modernas, tornando o negócio mais competitivo dentro do contexto digital.


Palavras-chave


comércio eletrônico; mídias digitais; e-commerce