Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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PROJETO DE ENSINO EM MARKETING: PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS E APLICADAS
Fernando Schwartzhaupt Noroefé, Priscila Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli Foschiera

Última alteração: 16-11-2018

Resumo


O projeto de ensino “Aproximando os discentes às atividades locais de marketing” tem como objetivo oferecer pesquisa e suporte ao ensino de marketing no campus, trazendo os conceitos e práticas mais importantes e atuais para a realidade local. Foram utilizadas estratégias de aprendizagem direcionadas para o uso prático dos principais conceitos de marketing, bem como sua aplicação através de ferramentas simples e acessíveis. Essas propostas de ensino visam incentivar o pensamento criativo e a busca por soluções de problemas comuns do marketing. O aprendizado aliado à prática gera profissionais prontos para agir dentro das organizações, onde mesmo não ocupando cargos relacionados ao marketing, os mesmos poderão contribuir de forma eficaz nas ações de marketing. O material e as atividades propostas foram aplicados a turmas de nível técnico e superior no campus Viamão do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul. A primeira ação desenvolvida foi a proposta de aplicação dos conceitos vistos em aula utilizando a ferramenta online Canva, onde os alunos criaram campanhas para empresas e ONGs, relacionando os 4 Ps do marketing, o marketing social e a prática da criação de promoção. Nessa atividade muitos estudantes utilizaram organizações reais para desenvolverem seus trabalhos. Outros exercícios propostos foram baseados não apenas nos conceitos, mas em como os estudantes aplicariam os mesmos em organizações. O uso de atividades práticas e aplicadas auxiliaram os alunos a direcionarem seus esforços para a aplicabilidade do conhecimento, onde foram abordados assuntos como: análise de produtos sob a ótica da relação necessidades e desejos, criação de valor, troca e relacionamento com o consumidor, análise de ambiente externo, tipos de demanda e análise SWOT. Após as atividades, foram realizadas discussões em sala da aula, que possibilitaram uma análise crítica dos resultados por parte dos estudantes, estimulando assim uma visão ampla acerca do marketing, com aplicação em situações cotidianas. Com isso, conclui-se que a abordagem adotada auxilia a tornar tangível o conteúdo da disciplina, de modo que a experiência dos alunos em aula tornou-se mais interativa e engajadora.


Palavras-chave


ensino; marketing; prática de marketing

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