Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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A Oficina de Games da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Jorge.
Gabriel Ribeiro Kowaleski, Vinícius Morelli Lemes da Silva, Márcio Rogério da Costa Letona

Última alteração: 08-11-2018

Resumo


Despertando grande interesse entre os adolescentes, a criação de games é uma das áreas que mais cresce em tecnologias da informação e se destaca como opção de trabalho para os jovens. Deste modo surgiu em 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Jorge em Viamão, a Oficina de Games focada no desenvolvimento de jogos digitais. A oficina tem como objetivos: 1) fomentar o interesse pela produção de jogos digitais com o programa Scratch; 2) demonstrar que é possível aprender de maneira prática usando como ferramentas os conhecimentos adquiridos no processo, nas áreas de programação e design digital para a produção de animações e jogos; 3) trabalhar conceitos de matemática e programação de forma prática em uma área de interesse do aluno, bem como, conceitos ligados a sustentabilidade, pois reaproveitamos materiais que seriam descartados e 4) utilizar software e hardware livres de forma criativa visando a criação de produtos relacionados à área de games. Inicialmente trabalhamos as noções de criação de cenários e sprites (personagens),  posteriormente colocamos o personagem no cenário e fazemos sua programação para que interaja e, em um terceiro momento, criamos a dinâmica de jogo. Entre o grupo, surgiu a ideia de construir um console (utilizando a placa raspberry pi) para rodar os jogos produzidos, reaproveitando materiais recicláveis, teclado, mouse e monitor antigos para lhes dar uma nova finalidade. Os resultados alcançados até o presente momento foram os seguintes: sete jogos desenvolvidos e cinco publicados no portal do Scratch para o compartilhamento das produções, além da construção do console X-OBAMA S2 para demonstração e desenvolvimento de novos jogos. Participamos da Feira de Engenhocas nos anos de 2017 e 2018 e também, da primeira Mostra de Robótica Educacional de Viamão, ocorrida em 2017. O projeto despertou um maior interesse em programação nos alunos, criando jogos de uma maneira divertida e descontraída, incentivando também que eles assumam o protagonismo em relação ao que aprendem na escola.


Palavras-chave


Games, Jogos Digitais, Scratch