Última alteração: 11-10-2017
Resumo
Este trabalho analisa a influência da motivação na administração, abordando a complexidade de seu estudo, sua repercussão sobre as atitudes das pessoas e os resultados para a empresa. São apresentados conceitos, discutidas relações existentes entre motivação, comportamento e desempenho das pessoas. O estudo versa sobre os temas abordados pela Teoria das Relações Humanas, como: motivação, comportamento e desempenho. Essa teoria surgiu nos Estados Unidos como consequência das conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. O propósito da pesquisa é saber como as empresas escolhidas estimulam seus colaboradores nos quesitos anteriormente mencionados, avaliando também como são ofertados os impulsos, estímulos, o incentivo que motiva os mesmos a fazerem suas atividades. Para a realização do estudo, alunas do 1º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Viamão, fizeram entrevistas em quatro diferentes empresas, com os seus respectivos diretores, supervisores e responsáveis, buscando comprender cada organização a partir dos conceitos tratados na teoria analisada. As empresas escolhidas são: SOGIL - Sociedade de Ônibus Gigante LTDA., empresa de transporte municipal e intermunicipal de passageiros no município de Gravataí; VETLOG, distribuidora de produtos para animais em Viamão; Supermercado Guarapari LTDA., com estabelecimentos em Viamão e Porto Alegre; e a empresa BISCOITOS ZEZÉ, indústria de massas e biscoitos localizada na cidade de Pelotas. Com base no estudo realizado nas empresas, conclui-se que alguns dos fatores que interferem na motivação são: condições de trabalho; perspectiva profissional; salários; benefícios e clima dentro das organizações. Assim sendo, o uso das técnicas motivacionais consistem em aliados para os administradores que buscam a motivação de seus colaboradores. A motivação oferecida para uma equipe de trabalho faz com que organização e colaboradores tenham benefícios significativos.